Consórcio PB10 tem melhor nota técnica em projeto da estação ABC, da Linha 10-Turquesa
CPTM ainda irá avaliar as propostas comerciais dos três participantes habilitados na licitação lançada em dezembro de 2024

A concorrência para selecionar a empresa que fará o projeto básico da estação ABC, da Linha 10-Turquesa, teve mais uma etapa divulgada pela CPTM.
A companhia estadual deu publicidade à classificação das propostas técnicas da licitação, que foi realizada em 9 de maio, apenas na semana passada.
Três grupos haviam sido habilitados por ela a seguir na disputa, o Consórcio PB10, o Maubertec-Apta e a empresa Tylin Brazil.
Segundo a ata da sessão pública, o PB10 teve a melhor nota técnica, de 80,51 (de 100 possíveis). O Maubertec-Apta ficou em 2º lugar com nota 77,78 e a Tylin, em 3º, com nota 75,44.
Como a decisão depende da análise das propostas comerciais, uma nova sessão pública foi marcada para 24 de junho.

Estação substituta da Parada Pirelli
A CPTM lançou a licitação de projeto básico de engenharia e arquitetura em dezembro passado.
A estação ABC será construída no local onde ficava a ‘Parada Pirelli’, em Santo André, e que foi desativada por baixa demanda no passado.
A nova estação será um ponto de conexão com a Linha 14-Ônix, de VLT, que será concedida à iniciativa privada juntamente com a Linha 10 no Lote ABC-Guarulhos.

O projeto básico da estação ABC prevê também uma plataforma para o Trem Intercidades para Santos além de ser vizinha de um dos pátios da Linha 20-Rosa, do Metrô.
O contrato é orçado em R$ 7,7 milhões e terá prazo de execução previsto para ser concluído em 18 meses.
O produto final deverá ser entregue, possivelmente, após a concessão das linhas 10 e 14, cabendo à concessionária executar as obras.