Destaques Linha 10 Linha 14

Convênio entre Santo André e CPTM pode criar estação de conexão de linhas sobre trilhos

Antiga Parada Pirelli pode voltar com status de estação, e abrigar novas linhas metroferroviárias
Trem da série 2100 na Linha 10-Turquesa da CPTM. Ferrovia pode ganhar nova parada.

Um convênio entre a prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode inserir uma estação adicional na Linha 10-Turquesa: a parada Pirelli. O local era usado até o ano de 2006 por funcionários da fábrica de mesmo nome, com partidas em alguns horários.

No fim de semana foi publicado no Diário Oficial um extrato de convênio entre a operadora de trens e a administração municipal, onde é previsto a elaboração dos projetos básico, funcional e executivo.

Além de atender aos usuários da ferrovia que liga o Brás e a cidade de Rio Grande da Serra, a futura estação fará conexão com uma linha de Veículo Leves Sobre Trilhos – VLT que ligará a região com Guarulhos, a Linha 14-Ônix, projetado pela CPTM, com cerca de 30 km, passando por vias importantes, como a Rodovia Ayrton Senna, e avenidas Monteiro Lobato e Jacu-Pêssego.

A administração municipal avalia formas de tirar o projeto do papel, e não descarta a adoção de uma PPP – Parceria Público Privada.

Arco Sul

Se a construção da Linha 14-Ônix parece ser em um futuro distante, o que dizer de um eixo de transporte com 65 km, ligando Alphaville, em Barueri, ao ABC?

Mapas com a futura rede que vieram a público entre os anos de 2013 e 2014 revelavam o chamado Arco Sul, um projeto sobre trilhos da CPTM que partiria da estação Pirelli, cortando São Bernardo do Campo, Diadema, bairros do extremo sul da cidade de São Paulo, e cruzaria com linhas como a Linha 9-Esmeralda, Linha 5-Lilás, Linha 4-Amarela, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.

About the author

Redação

2 Comentários

Click here to post a comment
  • O Metrô/CPTM não conseguem terminar onras de linhas de 15km/20km e acabam congelando parte do projeto, quem dirá tirar do papel um com 30km. Apesar de ser muito útil, essa tal Linha 14 não anima muito, infelizmente…

    • boa tarde ! Lucas qual a linha ou projeto que foi abandonado a linha 5 lilas ja esta funcionando e bem e chegara no jardim Angela no seu devido tempo na terceira etapa como ja foi falado a linha 4 amarela tambem funciona e bem ja chegou ão morumbi e no final deste ano chega a vila sonha e ate 2022 chega a taboão da serra na tercera etapa como ja explicado e a linha 6 laranja esta parada porque a construtora quebrou e abandonou a obra. não e culpa do gestor não senhor

Airway