Após mais de um mês da data prometida, o secretário Alexandre Baldy, dos Transportes Metropolitanos, voltou a se reunir com o Consórcio Intermunicipal ABC, que reúne os prefeitos da região vizinha da capital, para apresentar detalhes do plano de mobilidade urbana proposto pelo governador João Doria em julho como alternativa para a Linha 18-Bronze de metrô, cancelada nessa ocasião.
Como já era esperado (afinal não houve tempo hábil para muita coisa), Baldy trouxe apenas previsões genéricas sobre o corredor de ônibus BRT que será construído no trajeto do monotrilho licitado e contratado em 2014. A novidade é que o governo do estado decidiu ampliar o traçado em seu trecho final também terminará na estação Sacomã da Linha 2-Verde além da estação Tamanduateí. A vantagem, segundo o secretário, é poder ligar os ônibus com outro corredor, o Expresso Tiradentes, da SPTrans, e que segue até o Parque Dom Pedro, no centro de São Paulo.
Essa hipótese já aparecia no documento apócrifo que vazou da Secretaria no início do ano. Nele, há uma altenativa de trajeto a partir da avenida Goiás que toma o caminho da avenida Almirante Delamare e atravessa a região de Heliópolis até chegar ao terminal da SPTrans – na apresentação, inclusive, o custo do BRT é bem superior aos R$ 680 milhões divulgados por Doria na coletiva de julho, quando se argumentou que o corredor era muito mais barato que o monotrilho.
Agora, segundo o site Repórter Diário, que esteve na reunião, os custos estimados cresceram 26%, saltando dos R$ 680 milhões citados para R$ 860 milhões. Sobre a previsão de início das obras, tidas como muito mais rápidas do que um projeto metroviário, Baldy afirmou aos presentes que elas deverão ter início no primeiro semestre de 2020 e que a licitação ocorrerá até o final deste ano – assim como o tão esperado projeto, até hoje desconhecido.

Segundo disse o secretário ao Diário do Transporte, o tempo estimado da obra é de dois anos e não mais 18 meses como havia sido estimado em julho. Com isso, em tese o BRT ficará pronto em 2022, último ano da atual gestão. É praticamente a mesma época em que o monotrilho da Linha 18-Bronze seria concluído, segundo a VEM ABC, caso tivesse luz verde do governo em julho e pretendia começar a operá-lo no final de 2022.
Sobre os detalhes das demais promessas do governador, nenhuma novidade. A Linha 20-Rosa, a modernização da Linha 10-Turquesa e a construção da estação Pirelli serão alvo de uma comissão com membros da sete prefeituras que acompanharão o desenrolar desses projetos.
Atualziado em 13 de junho para correção da informação sobre o traçado final.
O ABC Paulista aguarda desde 2014 por uma solução de mobilidade rápida e de grande capacidade prometida pelo governador João Doria em 3 de julho de 2019.
