A CPTM abriu licitação nesta semana visando a realização de obras de adequação e acessibilidade em duas paradas da Linha 10-Turquesa, a estação Prefeito Saladino, localizada no município de Santo André, e Capuava, no município de Mauá.
Ambas as estações passaram por remodelações ainda na década de 60 e até então poucas modificações foram realizadas. As obras, que terão um prazo de 32 meses, sendo 20 para execução e 12 para operação assistida, visam a melhoria das condições de acessibilidade universal, segurança e conforto dos passageiros.
Melhorias serão realizadas nos acessos, corpo da estação e passarela. Estão previstas em simultâneo obras de adequação de via permanente e de rede aérea. As extensões das plataformas, atualmente sem cobertura, receberão esse importante incremento.
Na área de sistemas, a CPTM pretende instalar dois elevadores em cada estação, para a realização da transposição entre as plataformas. Linhas de bloqueio acessíveis, grupo gerador e um sistema de combate a incêndio também constam entre as melhorias.
As propostas apresentadas deverão ser apreciadas no dia 15 de janeiro de 2021. A estimativa orçamentária da CPTM é de que o conjunto das obras tenha um custo de R$ 34,5 milhões. Cerca de 15 mil passageiros serão beneficiados com as mudanças.
