CPTM adia novamente entrega da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Estação Varginha em 3 de fevereiro de 2024 (iTechdrones)
Estação Varginha em 3 de fevereiro de 2024 (iTechdrones)

A construção da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda foi adiada novamente. A CPTM, responsável pelas obras de implantação da nova parada, prorrogou o prazo para o segundo semestre de 2024.

As informações constam no Relatório de Empreendimentos de maio de 2024. A estação originalmente deveria ser entregue no primeiro semestre de 2023, segundo informações do contrato de concessão das linhas 8 e 9.

De acordo com o documento, a CPTM segue com a etapa de testes operacionais com trens na estação. O maior foco está concentrado nas obras civis do entorno da estação como o acesso oeste, iniciado apenas nos últimos meses.

Avanço das obras na Estação Varginha (CPTM)
Avanço das obras na Estação Varginha (CPTM)

Destacam-se a implantação do Pátio Varginha, uma área que servirá de estacionamento e manobra de trens. A construção do novo terminal de ônibus permitirá integração com o sistema sobre trilhos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O terminal rodoviário deverá ser entregue no primeiro semestre de 2025 e será operado pela SPTrans.

Segundo a CPTM a expectativa é de que 50 mil passageiros utilizem a nova estação, sendo 4 mil lindeiros e 46 mil ônibus integrados com os ônibus municipais.

9 comments
  1. Queria entender o real motivo de adiar tanto a entrega de 1 estação, de superficie ainda. Na moral, sem viés politico, sem críticas, só queria entender o porque é tão demorado e precisam adiar tanto. Se é a empresa contratada que não faz o trabalho, se é os orgãos do Governo que não aprovam a obra por questões ambientais ou outras. Porq não é possível essa demora pra 1 estação….

    1. Porque embora a obra esteja “pronta” ainda tem pendências e que causariam restrições na operação, provocando horários de funcionamento reduzido, que por sua vez, deixaria a estação sem usuários, o que geraria prejuízo financeiro pra ViaMobilidade. Então, é viável pra eles que obra só entre em funcionamento quando tudo estiver pronto mesmo.

    2. já virou palhaçada, enquanto isso o povo fica sofrendo, tudo politicagem, esperando as próximas eleições, é o fim da picada mesmo, quando é que esses políticos vão ajudar o povo.

  2. Realmente, a Via Mobilidade já tem dificuldades na operação comercial, supostamente plena, ainda ter que administrar uma operação parcial para executar testes que podem influir na comercial. O risco de falha, e prejuízos operacionais e financeiro não terão muita tolerância.

  3. É estratégico isso. Como o Nunes tem apoio do governador, a estação só será inaugurada quando a campanha eleitoral começar.

  4. Não faz sentido nenhum esse atraso, se fosse esperar o terminal e os outros acessos ficarem prontos aí sim faria sentido.

  5. O problema é que a CPTM tá segurando um ano para entregar o terminal novo de Varginha e vai ser do lado da estação Caio vai ter integração o trem e ônibus. no atual não tem essa integração. e outra coisa tem que esperar licitação para aumentar a potência de subestação de Mendes para aguentar essa Varginha e ainda levar um s até Varginha para fazer os testes

Comments are closed.

Previous Post
Um dos cinco carros do trem da Linha 17-Ouro

Agora é pra valer: primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca rumo ao Brasil

Next Post
Postes de energia em implantação no Pátio Morro Grande (Reprodução)

Pátio Morro Grande começa a receber postes para sustentação de rede aérea

Related Posts