CPTM Destaques Linha 7

CPTM aprova testes e Linha 7-Rubi seguirá até Brás de forma definitiva

Segundo companhia, cerca de 70 mil passageiros do ramal se beneficiaram da mudança por dia
Trem da Linha 7-Rubi: extensão até Brás é oficializada em dias úteis (CPTM)

A extensão da Linha 7-Rubi até Brás, implantada desde esta segunda-feira (28) pela CPTM, foi aprovada pela companhia que decidiu efetivar a mudança a partir do dia 4 de novembro. Com isso, todos os trens seguirão até a estação em dias úteis – durante o fim de semana e feriados o ramal fará a viagem até Luz apenas.

Segundo a CPTM, cerca de 70 mil pessoas passaram a se beneficiar da alteração diariamente, que elimina a troca de linhas para avançar apenas uma parada. A extensão foi possível por conta da alteração na Linha 10-Turquesa que passou a utilizar apenas uma plataforma, liberando espaço para as composições da Linha 7.

Além do acréscimo da nova parada, a CPTM reduziu os intervalos da linha no trecho Francisco Morato-Brás que partem a cada seis minutos. Até então, esse intervalo só valia a partir de Caieiras enquanto o trecho até Francisco Morato possuía uma espera média de oito minutos. Nesse aspecto, a nova frota de trens da Série 9500 foi fundamental para que o carrossel ganhasse velocidade e regularidade – a frota conta com 30 unidades desse modelo.

Ao levar a Linha 7 até Brás, a CPTM tem buscado melhorar a eficiência do serviço na região central, que sempre foi crítica. Embora seja um trecho com várias vias e demanda bastante alta, o eixo entre a estação Palmeiras-Barra Funda e Brás sofreu com restrições de velocidade e limitações para distribuir os passageiros pelos seus seis quilômetros de extensão.

Não faltaram, contudo, projetos para melhorar essa situação, mas pouca coisa saiu do papel. Houve propostas para ampliar a estação da Luz, criar uma nova estação (Bom Retiro) e mesmo conectar a subaproveitada estação Júlio Prestes, mas que esbarraram em diversos problemas.

A CPTM agora pretende levar a Linha 11-Coral até a Palmeiras-Barra Funda e com isso ajudar a retirar parte do movimento que hoje superlota a centenária Luz. Mas não há, no entanto, qualquer previsão para que isso ocorra.

Intervalo reduzido para o Enem

Além de confirmar a fixação de Brás na Linha 7, a CPTM anunciou que vai operar com intervalos reduzidos em seis linhas por conta da prova do Enem neste domingo. Os trens irão circular com intervalos médios de 12 minutos, das 8h às 14h. Já a extensão da Linha 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí, terá intervalo de 14 minutos e a Linha 13-Jade manterá a espera de 30 minutos entre cada trem.

Intervalo entre Francisco Morato e Brás passou a ser de seis minutos (CPTM)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

5 Comentários

Click here to post a comment

Airway