CPTM começa a implantar painéis interativos de LED em duas de suas estações

Palmeiras-Barra Funda e Brás serão as primeiras a receber os equipamentos, que mostrarão informações sobre a circulação de trens. Investimento no projeto é R$ 14,7 milhões na primeira fase
Integração na estação Barra Funda fechada (Jean Carlos)
Integração na estação Barra Funda fechada (Jean Carlos)

A CPTM começou a implantar os primeiros painéis interativos de LED que irão divulgar informações de prestação de serviço sobre a circulação de trens. Neste primeiro momento serão contempladas as estações Palmeiras-Barra Funda e Brás que passarão por testes e operação assistida ao longo dos próximos meses.

Os equipamentos serão de vários formatos e estarão por toda a estação, como parte de um investimento de R$ 14,7 milhões.

Em Palmeiras-Barra Funda, já no 1º trimestre de 2024, os passageiros poderão utilizar painéis touchscreen distribuídos ao longo do percurso, desde o acesso até o embarque. Sobre a linha de bloqueios também haverá painéis de linha corrida. Próximos aos acessos, as pessoas poderão pesquisar o mapa do transporte metropolitano, dos arredores e das linhas da CPTM, regulamentos de viagem, orientações de alerta e campanhas educacionais operacionais.

O painéis que estarão nas plataformas mostrarão o tempo estimado de chegada do próximo trem, assim como já há algumas linhas de metrô, informações sobre a operação das linha, destino do trem e possibilidade de inclusão de outras informações operacionais para melhorar a experiência do passageiro.

“A implantação da comunicação digital interativa sempre foi uma meta para CPTM. Nosso objetivo maior é que o passageiro, por meio do acesso prévio às informações, possa planejar melhor sua jornada otimizando o tempo de viagem. Sabemos que tempo é uma prioridade no cotidiano das pessoas e ajudar nos deslocamentos é uma forma de contribuir para a qualidade de vida”, disse Pedro Moro, presidente da CPTM.

Ainda segundo a empresa, “as informações serão atualizadas de forma automática, em tempo real, e com comunicação direta com o CCO – Centro de Controle Operacional”.

O Metrô passou a adotar um painel semelhante ao da Linha 4 após a implantação do sistema CBTC (CMSP)

Informações em tempo real não são padrão na rede sobre trilhos

A malha metroferroviária de São Paulo, gerenciada por várias companhias estatais e privadas, não possui um padrão de informação aos usuários, como em outros sistemas mundo afora.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Metrô de São Paulo, por exemplo, passou a adotar paineis com informações sobre tempo de viagem nas linhas 1-Azul e 2-Verde e deve fazer o mesmo na Linha 3-Vermelha em breve. Já o monotrilho da Linha 15-Prata não possui esse serviço.

Entre os quatro ramais operados pela iniciativa privada, apenas a pioneira Linha 4-Amarela traz esse tipo de dado. Embora seja administrada pelo mesmo grupo, liderado pela CCR, as linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda ainda não foram agraciadas com a tecnologia.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. não costumo usar muito a estação Barra Funda, mas das ultimas vezes que precisei usar achei extremamente confuso em questão de comunicação visual no mezanino dentro da area paga e disposição das plataformas. Como é uma estação que será um polo de transportes futuramente com a chegada da L11 e TIC além das já existentes L3, L7 e L8, espero que consigam deixar ela bem mais organizada e revitalizem algumas areas…

  2. Sr. Caio Lobo, poderia me dizer como é possível a CPTM ter esses painéis que mostram a chegada do trem ja q ela não utiliza o CBTC? eu pensava q só era possível nas linhas com CBTC

  3. linha 15 deveria ter recebido esses painéis com tempo estimado de espera. As outras restantes da Via Mobilidade também.

Comments are closed.

Previous Post
Composição teve pantógrafo avariado (Italo Augusto)

Trem da ViaMobilidade tem pantógrafo danificado em Presidente Altino nesta segunda (15)

Next Post

BYD confirma chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro até junho

Related Posts