CPTM contratará manutenção para trens da Série 9000

Nove composições fabricadas pela Alstom em 2012 e que operam na Linha 12-Safira terão serviços de manutenção preventiva e corretiva por 30 meses. Sessão pública foi marcada para o dia 15 de maio
CPTM contratará manutenção da Série 9000 (Jean Carlos)
CPTM contratará manutenção da Série 9000 (Jean Carlos)

A CPTM publicou nesta segunda-feira, 15, a licitação para prestação de serviços de engenharia para a manutenção preventiva e corretiva das composições da Série 9000.

A frota é composta por nove composições de oito carros totalizando 72 carros. Os trens foram fabricados pela Alstom em 2012 e começaram a operar em 2014. Atualmente estão alocados na Linha 12-Safira.

O contrato de manutenção contempla atividades denominadas Evento A e Evento B. O primeiro grupo contempla atividades de manutenção preventiva e corretiva com indicadores de desempenho atrelados à qualidade do serviço.

Composições da Série 9000 operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)
Composições da Série 9000 operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)

No caso dos indicadores de falhas, foram considerados três níveis distintos. Segundo a CPTM a classificação das falhas são:

Falha Nível A – “quando um trem comercial, escalado para a circulação comercial e está em operação comercial, apresentar incapacidade de movimentação própria no sentido de operação, paralisando ou prejudicando a operação devido ao desempenho insuficiente ou ao risco à segurança”

Falha Nível B – “quando o trem comercial, em operação comercial, apresentar falha promovendo interrupções ou atrasos superiores a 6 minutos.” São consideradas “as falhas nos sistemas que comprometem a segurança e o conforto do trem durante o transporte de passageiros, tais como falhas de freio, ATC / ATO / CBTC, rádio terra-trem, farol, buzina, sistema de porta e sistema ar-condicionado, desde que não se caracterizem como falha NÍVEL A, serão consideradas como falha NÍVEL B independentemente do tempo de atraso.”

Falha Nível C – “quando o trem comercial, em operação comercial ou manobra para operação comercial ou manobra no lavador de trens, apresentar falha que não seja caracterizada como falha NÍVEL A ou falha NÍVEL B ou Não Falha.”

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A meta estabelecida pela CPTM é de que as falhas de Nível A, Nível B e Nível C ocorram com frequência menor que 800 mil km, 9 mil km e 6 mil km respectivamente.

Ainda foi inserida uma cláusula especial para ocorrências de desembarque forçado, seja em estações ou na via. A ocorrência deverá ter frequência menor do que 85 mil km por falha.

O tempo médio de reparo dos trens deverá ser de até duas horas. A disponibilidade esperada é de 93% nos horários de pico e 88% nos horários de vale.

Indicadores de qualidade da manutenção (CPTM)
Indicadores de qualidade da manutenção (CPTM)

O Evento B contempla a realização de reparos de itens vandalizados e pequenos acidentes que possam vir a ocorrer. Essas atividades podem ocorrer em diferentes circunstâncias e permite a CPTM agir rapidamente na recuperação das composições.

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 A empresa selecionada deverá executar as manutenções da Série 9000 no Abrigo Roosevelt e no Abrigo Engenheiro São Paulo. Ambos os locais são compartilhados com outras empresas, sendo necessário a convivência mútua entre as equipes.

A sessão pública desta licitação ocorreu no dia 15 de maio. O contrato terá duração de 30 meses com possibilidade de prorrogação por igual período.

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