CPTM divulga imagens das obras da Linha 13-Jade

Estais são instalados no viaduto (CPTM)
Viaduto estaiado avança: ele precisa estar pronto para a linha ser inaugurada (CPTM)

Ao contrário do Metrô, que costuma publicar informações a respeito do avanço das obras, a CPTM não possui espaço dedicado a esse serviço em seu site. Felizmente, a empresa divulgou em sua página no Facebook algumas fotos que mostram o avanço das obras da Linha 13-Jade, conhecida por prometer uma ligação da rede metroferroviária com o Aeroporto de Guarulhos, o maior do país.

As imagens revelam o avanço contínuo da obra, que envolve mais de 12 km de vias e três estações, uma delas já parcialmente entregue. O que mais chama a atenção, no entanto, é o viaduto estaiado que está sendo erguido na confluência entre as rodovias Hélio Smidt e Ayrton Senna. Composto por duas torres, o viaduto já está na metade da construção, aproximadamente. Ele é o gargalo para que a promessa de entrega em março de 2018 possa ser cumprida.

E a situação não parece fácil: embora tenha progredido bem, ainda falta um bom trecho para que as pontas se conectem, como é possível ver na galeria abaixo.

Se o viaduto é o foco das atenções, no restante da linha os trabalhos já estão na reta final. É possível ver trechos com catenárias e trilhos instalados. Outro parte importante e que deve ser concluída em breve são as novas vias localizadas ao lado da Linha 12-Safira. Para facilitar o tráfego de veículos que cruzam a região a CPTM decidiu elevar o leito dos trilhos e assim criar novas passagens subterrâneas redimensionadas.

Já as estações Aeroporto Guarulhos e Guarulhos CECAP estão quase prontas. Equipamentos como elevadores e escadas rolantes estão sendo finalizados assim como acabamento segue na reta final.

Demanda alta

Apesar de ter apenas 12 km e não chegar diretamente a nenhuma linha do metrô (exceto nos serviços especiais), a Linha 13 deve apresentar uma demanda alta. Isso porque a região por onde passa carece de transporte sobre trilhos. De quebra, o aeroporto possui uma legião de funcionários que devem optar por ela para chegar a seus empregos. E há os passageiros que preferem o transporte público, mais barato, em vez de ir de automóvel, táxi ou o caro ônibus executivo disponível.

A Linha 13 deve começar a funcionar com trens das séries 8500 ou 9500, que estão sendo entregues no momento. Os oito trens da Série 3500, comprados para ela e que terão diferenciais como bagageiros, só devem chegar no final de 2019.

Veja também: Veja como serão os trens da Linha 13-Jade que atenderá o aeroporto de Guarulhos

Visão da plataforma da estação Aeroporto Guarulhos (CPTM)
Previous Post

Nova estação da CPTM em Francisco Morato deve ficar pronta em 2020

Next Post

Metrô anuncia operação comercial em três novas estações da Linha 5 a partir do dia 27

Related Posts