CPTM habilita consórcio para supervisão do projeto de portas de plataforma na Linha 13-Jade

Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Quase duas semanas após realizar a primeira sessão pública da licitação de supervisão de projeto de portas de plataforma da Linha 13-Jade, a CPTM revelou ter habilitado apenas o Consórcio PS, formado pelas empresas Pólux Engenharia e SMZ Consultoria em Automação e Controle.

A companhia agora irá realizar a abertura da proposta técnica no dia 17 de fevereiro, o chamado “Envelope B”. Caso o Consórcio PS mostre competência para executar o serviço e tenha a proposta técnica considerada classificada, a CPTM então analisará a proposta comercial (“Envelope C”). Segundo o edital, essa análise poderá ser feita no mesmo dia da abertura do Envelope B ou em uma sessão posterior.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Só então se saberá se a empresa está dentro do parâmetros determinados pela licitação, que estipula uma média entre as notas da proposta técnica e comercial. A empresa selecionada terá 36 meses para executar o serviço, em que ajudará a CPTM a produzir o projeto executivo, fabricação e instalação de portas de plataforma nas três estações da Linha 13, a primeira que contará com o recurso de segurança.

A CPTM, no entanto, ainda não publicou uma licitação para contratar uma empresa para fornecer as fachadas, o que denota que o projeto talvez não seja tão prioritário.

As portas de plataforma estão se tornando cada vez mais comum no sistema sobre trilhos de São Paulo

A Linha 13-Jade era a natural primeira opção para equipar as estações da CPTM com as PSDs (Platform Screen Doors em inglês) já que por ser um ramal novo, ele está mais preparado para contar com as fachadas. Além disso, o ramal  que liga o Aeroporto de Guarulhos a Estação Engenheiro Goulart é por enquanto o único a operar com o sistema ATO (Automatic Train Operation), que permite aberturas e fechamentos de portas e partidas e frenagens automatizadas.

Além disso, por ter um baixo movimento, o ramal que conta com apenas três estações é o “laboratório” ideal para que a CPTM possa testar o funcionamento das portas de plataforma. Essa experiência será importante para que no futuro seja possível estender o benefício aos outros ramais, que dependem de novos sistemas de sinalização e reformas mais profundas para contar com o equipamento.

 

 

 

Previous Post

Após falha em sistema de sinalização suspender operação, Linha 15-Prata retoma serviço

Next Post

Projeto básico da reforma da estação São Joaquim fica mais barato

Related Posts