CPTM habilita consórcio para supervisão do projeto de portas de plataforma na Linha 13-Jade

Consórcio PS, formado pelas empresas Pólux Engenharia e SMZ Consultoria, terá sua proposta técnica aberta em 17 de fevereiro pela companhia

Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Quase duas semanas após realizar a primeira sessão pública da licitação de supervisão de projeto de portas de plataforma da Linha 13-Jade, a CPTM revelou ter habilitado apenas o Consórcio PS, formado pelas empresas Pólux Engenharia e SMZ Consultoria em Automação e Controle.

A companhia agora irá realizar a abertura da proposta técnica no dia 17 de fevereiro, o chamado “Envelope B”. Caso o Consórcio PS mostre competência para executar o serviço e tenha a proposta técnica considerada classificada, a CPTM então analisará a proposta comercial (“Envelope C”). Segundo o edital, essa análise poderá ser feita no mesmo dia da abertura do Envelope B ou em uma sessão posterior.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Só então se saberá se a empresa está dentro do parâmetros determinados pela licitação, que estipula uma média entre as notas da proposta técnica e comercial. A empresa selecionada terá 36 meses para executar o serviço, em que ajudará a CPTM a produzir o projeto executivo, fabricação e instalação de portas de plataforma nas três estações da Linha 13, a primeira que contará com o recurso de segurança.

A CPTM, no entanto, ainda não publicou uma licitação para contratar uma empresa para fornecer as fachadas, o que denota que o projeto talvez não seja tão prioritário.

As portas de plataforma estão se tornando cada vez mais comum no sistema sobre trilhos de São Paulo

A Linha 13-Jade era a natural primeira opção para equipar as estações da CPTM com as PSDs (Platform Screen Doors em inglês) já que por ser um ramal novo, ele está mais preparado para contar com as fachadas. Além disso, o ramal  que liga o Aeroporto de Guarulhos a Estação Engenheiro Goulart é por enquanto o único a operar com o sistema ATO (Automatic Train Operation), que permite aberturas e fechamentos de portas e partidas e frenagens automatizadas.

Além disso, por ter um baixo movimento, o ramal que conta com apenas três estações é o “laboratório” ideal para que a CPTM possa testar o funcionamento das portas de plataforma. Essa experiência será importante para que no futuro seja possível estender o benefício aos outros ramais, que dependem de novos sistemas de sinalização e reformas mais profundas para contar com o equipamento.

 

 

 

10 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo Gonçalves
Rodrigo Gonçalves
2 anos atrás

36 meses para projetar, fabricar e colocar porta em três estações, esse prazo é razoável? Ao meu ver, é absurdo

Ivo
Ivo
2 anos atrás
Responder para  Rodrigo Gonçalves

Nenhuma empresa vai fazer só três estações em menos tempo. Esses contratos são padronizados. Tanto faz se fossem 3 ou 30 estações, o tempo é o mesmo.

As portas são importadas e nesse tempo de 36 meses está incluído ate o tempo necessário para os trâmites burocráticos da importação dos equipamentos.

Josias
Josias
2 anos atrás

Olá, Ricardo.
As estações João Dias, Vila Mendes-Natal, Varginha, Morumbi e Ipiranga com adição da linha 15 prata também terá esse equipamento?

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
2 anos atrás
Responder para  Josias

Não porque as linhas não constam o sistema ATO.

....
....
2 anos atrás
Responder para  Lucas Rabelo

L9-ESMERALDA terá ATO pela SIEMENS, L8-DIAMANTE terá CBTC pela SIEMENS

Aparecido
Aparecido
2 anos atrás

Sério que vão colocar as portas plataformas na Linha 13 da CPTM? A linha com demanda mais baixa da CPTM e mesmo assim vão colocar as portas plataformas nesta linha?
Isso é falta de prioridade por parte da estatal.
Deveriam estar trabalhando no projeto da expansão da Linha 13 para o bairro de Bonsucesso onde ajudará ainda mais a população, além da extensão até a estação Barra Funda.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
2 anos atrás
Responder para  Aparecido

Aparecido, justamente o contrário do que mencionou referente a linha 13 Jade.
Por ser uma linha mais tranquila o trabalho será mais fácil de fazer.

Aparecido
Aparecido
2 anos atrás
Responder para  Carlos Eduardo

Carlos, ao seu ver é mais importante colocar as portas plataformas nas estações da Linha 13 em vez do governo do estado de São Paulo trabalhar na expansão desta linha até Bonsucesso?

Marcus
Marcus
2 anos atrás
Responder para  Aparecido

Uma coisa não vai anular a outra.

....
....
2 anos atrás
Responder para  Aparecido

L7-RUBI/L10-TURQUESA/L11-CORAL/L12-SAFIRA tem tráfego de trens de cargas, nao vão colocar tão cedo PORTAS DE PLATAFORMA naquelas linhas

L8-DIAMANTE/L9-ESMERALDA/L13-JADE são as únicas que podem receber as PORTAS DE PLATAFORMA, portão ter tráfego de trens de cargas