Projeto básico da reforma da estação São Joaquim fica mais barato

Mas consórcio teve prazo do contrato estendido por mais três meses. Metrô fará ampliação e mudança na estação da Linha 1-Azul para conectá-la à Linha 6 Laranja
Como ficará a estação São Joaquim (CMSP)

O Metrô de São Paulo acertou uma redução de quase R$ 340 mil no contrato de elaboração do projeto básico para adequação da estação São Joaquim, da Linha 1-Azul. O consórcio Pólux Sondotécnica Egis concordou em recebeer R$ 6,6 milhões em vez dos quase R$ 7 milhões acertados originalmente na licitação.

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A companhia não explicou no aditivo assinado entre as duas partes quais razões levaram à redução, mas analisando as planilhas de serviços e preços notam-se alterações importantes em vários escopos:

  • 1.2 Projeto básico civil VSEs – de R$ 444.600 para R$ 398.600
  • 6 Relatórios técnicos – de R$ 552.500 para R$ 496.250
  • 7 Levantamento de realidade e modelo de condição existente – de R$ 85.445,91 para R$ 78.348,41
  • 8 Cadastramento e mapeamento de redes públicas – de R$ 100.592,90 para R$ 59.791,14
  • 9 Levantamento topográfico planialtimétrico- de R$ 84.246,00 para R$ 94.654,34
  • 10 Investigações geotécnicas e sondagens – de R$ 80.467 para R$ 41.561,99

O consórcio assinou contrato com o Metrô em 9 de setembro de 2021 e deveria ter concluído o projeto um ano depois. Já a vigência que era de 17 meses, com vencimento neste mês, foi postergada para maio de 2023.

A localização das duas estações São Joaquim (CMSP)

Corrida contra o relógio

A execução do projeto básico da adequação da estação São Joaquim é de suma importância para que o local esteja preparado para a chegada da Linha 6-Laranja, que está sendo construída pela Acciona e tem previsão de inauguração no final de 2025. A antiga parada, aberta em 1975, precisará receber várias intervenções, deslocando salas técnicas, tendo áreas de circulação ampliadas e sobretudo abrir um corredor de ligação com a nova estação.

O Metrô lançou o edital da licitação de obras civis em dezembro, mas a sessão pública de entrega de propostas está marcada apenas para 24 de março. A empresa a ser escolhida dependerá do projeto básico para seguir com as intervenções necessárias a tempo de concluir a ligação em cerca de dois anos.

Trata-se de um prazo apertado caso o início de operação da Linha 6 não atrase. Imagina-se a frustração se não existir uma ligação não tarifada entre as linhas 1 e 6 nessa época.

 

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1 comment
  1. Exatamente precisam correr com esta obra. linha 6 chegando se não tiver pelo menos o tunel de ligação entre as linhas 1 e 6 vai ser um deus nos acuda.
    OFFTOPIC:Gostaria de informações sobre o tunel de pedestres entre as linha 2e 4 na estação paulista/ consolação esta andando a obra? foi anunciada no fim do ano de 2022 e falaram que durariam 18 meses mudou o governo estadual e ai?
    e as obras das duas estações da linha 15 prata? já foram iniciadas?

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