A CPTM pretende avançar com a modernização do sistema de sinalização da Linha 12-Safira. A companhia estabeleceu como metas para para 2024 avanços no projeto de implantação do Automatic Train Operation (ATO) no trecho entre as estações Brás e Calmon Viana.
As informações constam do Relatório Integrado 2023 divulgado pela estatal. Nas metas de longo prazo a CPTM estabeleceu três entregas principais para 2024 relacionadas ao sistema de sinalização.
1 – Elaboração do Projeto Executivo do ATO
2 – Teste de Fábrica e implantação do ATO
3 – Testes em Campo e no CCO
O sistema ATO é um incremento importante para o sistema de sinalização. Através de sensores fixos ao longo da via os trens conseguem ser controlados automaticamente.

Com este sistema os trens podem acelerar, frear e abrir portas sem a intervenção do maquinista. No CCO é possível regular o tempo de parada nas estações, bem como o nível de serviço com ajustes do intervalo médio entre trens.
Atualmente, a única linha de trem metropolitano que opera com o sistema automatizado é a Linha 13-Jade no trecho entre Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As metas de longo prazo para a Linha 12-Safira preveem a conclusão da modernização do sistema de sinalização, energia e telecomunicações até 2026. A Linha 11-Coral também deverá ser beneficiada pelas melhorias futuras.
O aprimoramento da infraestrutura das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade ocorre em meio a estudos do governo Tarcísio de Freitas com o objetivo de conceder os três ramais em um pacote para a iniciativa privada.