CPTM prorroga contrato para melhorias no sistema de energia da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade

Melhorias visam o reforço estrutural do sistema de rede aérea. Contrato tem investimento total de R$ 11,1 milhões por parte da estatal
CPTM deverá reforçar sistema de energia em parte da Linha 9 (Jean Carlos)
CPTM deverá reforçar sistema de energia em parte da Linha 9 (Jean Carlos)

A CPTM publicou na quarta-feira, 1º de novembro, o quarto termo aditivo para a licitação de prestação de serviços de engenharia para execução do reforço da rede aérea de tração na região entre as estações Jurubatuba e Grajaú da Linha 9-Esmeralda.

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O extrato do aditamento prorroga a realização das atividades pelo período de 14 meses. Não houve aumento no valor total do contrato.

Apesar de concedida para a ViaMobilidade, a CPTM está realizando um investimento na Linha 9-Esmeralda da ordem de R$ 11,1 milhões. O tempo total do contrato, com o aditamento, é de 68 meses.

Rede aérea reforçada após manutenção da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Rede aérea reforçada após manutenção da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

Dentre as atividades realizadas estão o projeto para remoção das instalações, testes de funcionamento, fornecimento de fios, cabos e estruturas metálicas a serem implantados. A estrutura como um todo deverá ser reforçada.

A empresa responsável pelo projeto é a CRJ Projetos e Obras Ltda. Com a adoção das medidas espera-se que a rede aérea possa ter melhorias em termos de confiabilidade com a redução das falhas.

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12 comments
  1. Mas oque a CPTM tem haver com a linha 8 e 9? Privatizou já era, a Viamobilidade que tome conta da linha.

  2. duas coisas:

    1 – para que concessão se é a CPTM que precisa fazer contratação do serviço?
    2 – o problema não era vandalismo do dia 03/10? então realmente há um problema na rede aérea da linha 9, que fez com que ficasse interditado quase toda a linha. e aí é a CPTM que tem que ir lá e fazer a contrataçlão do serviço …

    1. Viamobilidade não tem grana pra um contrato desses, não e atoa q usa o estado de banco particular sempee q precisa

        1. Não existia concessão das Linhas 8 e 9 naquela época. E a CPTM não demonstrou interesse em incluir seus contratos incompletos na concessão. Em troca a futura concessionária ficou com a responsabilidade de custear a aquisição de 36 trens, a construção de duas subestações elétricas na Linha 9 e a modernização de todo o sistema elétrico existente nas Linhas 8 e 9 e na modernização da sinalização da Linha 8.

  3. Assim fica fácil dizer que a privatização trouxe melhorias. Quem faz ainda é a estatal. A empresa privada só embolsando, ainda prestando um péssimo serviço e tendo aumento de aporte financeiro do paizão Tarcísio. Piada de mau gosto…

  4. hahahaha
    Como é boa essa privatização hein? Boa para a Imobilidade. Eu sou muito burro ou é assim mesmo esse negócio de grupo poderoso com o governo de São Paulo?
    A CPTM vende as linhas e continua gastando o dinheiro público arrumando o que a Imobilidade não consegue. parabéns Thorcisio.

  5. Mas assim é bom demais, o estado bancando melhorias na linha que é operada pela iniciativa privada, assim é fácil lucrar

  6. A galera do hate da vm me expliquem por que a cptm ( lixo) atualizou quase todo sistema operacional da L8 . E no trecho que de osasco a vila Leopoldina simplesmente deixou um sistema operacional da dec 80 . SIMPLESMENTE PARA INVESTIR TUDO NA L11 A OUTRAS BRIGAR ENTRE ELAS PARA CONSEGUIR UM INVESTIMENTO PORCO

  7. Não deveriam ser tratados com ironia, e sim de gestões fraudulentas perniciosas ao Estado, pois grande parte dos contratos de concessões assinados no período PSDB/Republicanos possuem brechas jurídicas deixadas vagas de forma premeditadas para favorecer o concessionário, veja o que está acontecendo com a ENEL!
    Para o atual governador loquaz Tarcísio de Freitas, a prioridade são as concessões atabalhoadas com enorme dispêndio permanente para o Estado não se importando com o número de usuários beneficiados conforme já demonstrados por inúmeros sites, inclusive este, não se importando se as consequências técnicas de qualidade, cruzamentos desnecessários, rapidez, conforto e mobilidade irá prejudicar os usuários, (vide a Linha 18-Bronze) pois até chegou a comentar durante a campanha eleitoral em uma típica declaração para enganar trouxas e desavisados que nunca são consultados, que encerraria o contrato caso a ViaMobilidade não resolvesse os problemas frequentes!
    Mais uma vez temos o Estado bancando através da CPTM continua empregando dinheiro público em uma obra que já foi concedida e as novas obras já eram para ficar a cargo da mesma. E material, cabos e outros comprado pela estatal e quem vai utilizar é essa empresa que está acabando com a ferrovia no estado.
    Deveria haver uma apuração rigorosa pelo MPE, uma vez que as estações da CPTM no trecho entre Ipiranga e Lapa não estão tendo as mesmas prioridades.
    Enquanto isto, de acordo com a Finance News a CCR (CCRO3) anuncia pagamento de dividendos. Veja os detalhes:
    O conselho de administração da CCR (CCRO3) aprovou a distribuição de dividendos intermediários. A informação consta na ata da reunião do conselho, realizada em, 25/10/23.
    O valor total é de R$ 316.198.578,18 e correspondente a ~R$ 0,16 por ação ordinária.
    Os dividendos serão pagos com base na composição acionária de 30 de outubro de 2023, sendo que as ações da companhia serão negociadas “ex-dividendos” a partir de 31 de outubro de 2023. O pagamento será realizado em 30 de novembro de 2023.
    Viva o capitalismo Tarcísiano republicano! Capitalismo Tucano na alma!!! Onde está o Ministério Público Estadual? Tribunal de Contas do Estado? Acorda!

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