Futura ligação com a Linha 16-Violeta, estação Anália Franco se prepara para visita do tatuzão

Localizada ao lado do Shopping Anália Franco, estação da Linha 2-Verde é construída no método VCA invertido e será a segunda parada da tuneladora
Estação Anália Franco em novembro de 2023 (iTEchdrones)

A estação Anália Franco do Metrô promete se transformar a região onde se localizada numa grande centralidade da Zona Leste quando for aberta, a princípio em 2026.

Além de ficar numa área em franco crescimento e verticalização, a futura parada será a conexão entre as linhas 2-Verde e 16-Violeta, esta ainda em projeto.

Por isso seu projeto é dos mais complexos e ainda se encontra numa fase um pouco mais atrasada se comparada à Penha, onde também haverá uma importante interligação, no caso com a Linha 3-Vermelha.

Ocorre que o Metrô decidiu prever a construção das plataformas da Linha 16 (anteriormente um trecho da Linha 6) sob a Linha 2-Verde, o que exige que a obra atual já faça esse trabalho.

A companhia optou pelo método de VCA invertido, ou seja, uma vala a céu aberto escavada de forma diferente, com a laje da superfície já concretada para garantir estabilidade, e então a escavação de cada nível.

Projeção da futura estação Anália Franco: (Ponto de Apoio Engenharia)

Imagens do canal iTechdrones de dias atrás mostram que a responsável pela obra está retirando terra no segundo mezanino, com a ajuda de um esteira para retirada do material.

Pelo que sugere o vídeo comparado ao corte do projeto, as obras devem chegar ao nível das plataformas da Linha 2 em breve. De lá ainda há três níveis que pertencem à Linha 16 e que deverão parcialmente preparados.

Mezanino da estação Anália Franco em setembro de 2023 (Márcia Alves/CMSP)

Com a tuneladora sendo montada no Complexo Rapadura prevendo uma partida até o final do ano, a chegada em Anália Franco deverá ocorrer por volta do segundo semestre de 2024. Um prazo aparentemten curto.

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Enquanto corre no corpo principal, o Metrô já prepara o túnel de acesso que levará ao shopping vizinho, uma passagem que promete atrair muita gente nos próximos anos.

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5 comments
  1. Sempre questiono e NUNCA me respondem.

    Como funciona o processo de desapropriacao ?
    valores, etc ???

    1. Bem resumido, o processo de desapropriação inicia com o DUP (decreto de utilidade pública) assinado pelo Governador, e feito o depósito em juízo do valor referencial (o valor venal), Posteriormente e feita uma pesquisa para o pagamento dos valores conforme média da região. O proprietário discordando dos valores ingressa com ação para o complemento dos pagamentos.
      É desiguinado uma pessoa para uma avaliação do imóvel e constatado a discrepância dos valores é feito o complemento. O Proprietário aceitando, recebe uma parte do valor e depois , logo após imissão na posse (ato que deixa o imóvel e entrega para o Estado), recebe o restante dos valores.

    2. querido esse site aqui é um portal jornalístico, não é o SAC do metrô não (apesar do nome 😹)

  2. o metro nao avancao nao por falta de recursos,mas vontade politica,interesses
    empresas de onibus,carro etc,infelizmente

  3. Muito bom o metrô já preparar a estação para a sua ligação. Que siga sempre assim noa projetos em andamento e nos futuros projetos.

    Outro ponto, a estação não precisa estar necessariamente pronta quando o tatuzão chegar, vide o que ocorre nas estações da linha laranja.

    Depois que o tatuzão chegar na estação no 2S24, as obras podem seguir por mais dois anos, até 2026.

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