CPTM realiza terceiro leilão com trens da Série 2000 como sucata

Companhia inclui três lotes com composições desativadas em nova rodada de alienação de materiais inservíveis

Trem da Série 2000 que será leiloado
Trem da Série 2000 que será leiloado (Reprodução)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) marcou para 20 de março de 2026 um novo leilão de materiais inservíveis que inclui, novamente, unidades da Série 2000. Trata-se da terceira rodada de repasse das composições após a desativação da frota.

O leilão nº 01/2026 (Processo LL00126) ocorrerá às 10h na Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, no bairro do Bom Retiro, na capital. Poderão participar quaisquer interessados, mediante as condições previstas no edital. Os materiais estarão disponíveis para visitação entre 3 e 19 de março, em locais indicados pela companhia.

Os trens da Série 2000 aparecem em três lotes distintos. O Lote 01 corresponde ao veículo motor 2013, da composição K016, com valor inicial de R$ 50.202,10. O Lote 02 inclui o veículo motor 2049, da composição K050, pelo mesmo valor de avaliação. Já o Lote 03 reúne 14 carros das composições K050 e K016, entre veículos motores e reboques intermediários, com valor total de R$ 702.829,40.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Trem da Série 2000 que será leiloado (Reprodução)

Nos três casos, o edital prevê que, havendo necessidade de corte dos veículos ferroviários desativados, deverão ser seguidas as diretrizes da especificação técnica BL9555-4, que estabelece procedimentos para desmonte. O lance informado corresponde ao preço por unidade, conforme descrito em edital.

A Série 2000 foi construída pelo Consórcio Ferroviário Espanha-Brasil (Cofesbra), formado por CAF, Alstom e ABB Daimler Benz. Os primeiros trens foram entregues em 1999 e se destacavam pelas portas externas deslizantes e pela construção em aço carbono. Ao todo, foram produzidos 64 carros na antiga fábrica da Alstom na Lapa, em São Paulo.

Os trens operaram por mais de duas décadas na malha da CPTM até serem retirados de serviço. Desde então, a companhia tem promovido leilões sucessivos para alienação das unidades remanescentes. Esta é a terceira rodada específica envolvendo a Série 2000, indicando a continuidade do processo de baixa definitiva da frota.

Trem da Série 2000 que será leiloado (Reprodução)