CPTM reduz tempo de viagem da Linha 11-Coral em até 7 minutos

Trem da Série 8000 na Linha 11 (Jean Carlos)

A CPTM anunciou nesta terça-feira (26) que o tempo médio de viagem entre Luz e a estação Estudantes na Linha 11-Coral foi reduzida de 70 para 63 minutos. A melhoria é atribuída à várias ações no ramal, o mais movimentado da companhia, entre eles correção de vias, sinalização e início de operação de uma substação de energia na altura da estação Dom Bosco.

Outro aspecto que contribuiu para aprimorar o serviço foi a adoção dos trens da Série 8000, que padronizou a frota da Linha 11. As composições eram utilizadas na Linha 8-Diamante, mas foram repassadas pela ViaMobilidade por questão contratual.

“Isso mostra a total preocupação da CPTM e seus colaboradores com a população da região leste de São Paulo e Alto Tietê. Já havíamos encerrado a baldeação obrigatória em Guaianases em 2019 e trabalhamos ainda mais para reduzir o tempo de viagem, o que para nós é motivo de orgulho e respeito com nossos passageiros”, disse Pedro Moro, presidente da CPTM.

Segundo a empresa, foi possível ampliar a velocidade do trecho entre Poá e Ferraz de Vasconcelos de 70 para 90 km/h, além de ter sido alterada a sinalização nas proximidades da estação Mogi da Cruzes, o que permitiu um menor tempo para partida para a estação Estudantes. Além disso, esse trecho final também viu sua velocidade subir, de 50 para 90 km/h.

Outro ponto destacado diz respeito à correção do raio de curva das vias próximas à estação Brás. Antes esse trecho era feito em velocidade máxima de apenas 20 km/h e agora pode ser realizado a 50 km/h – de quebra, a velocidade de entrada na plataforma também subiu, de 50 para 60 km/h.

Viagem entre Luz e Estudantes foi reduzida em 10%, para 63 minutos (Jean Carlos)

Extensão até Barra Funda

As melhorias no serviço da Linha 11-Coral devem ser complementadas pelo projeto de reforma e recapacitação das vias e que inclui a implantação de sinalização, fornecimento de energia e novos trilhos até a estação Barra Funda. Com isso, o ramal poderá ser estendido para uma das paradas mais importantes da rede.

Além disso, graças a maior capacidade de receber viagens, as atuais vias da Linha 11 comportarão também mais trens da Linha 13-Jade, que também chegará até Barra Funda por volta de 2024,

Previous Post

Instalação de 88 fachadas de portas de plataforma no Metrô só deve ser concluída em 2025

Next Post

Confira o avanço da reforma da estação Jundiaí em abril

Related Posts