CPTM retira áreas da ViaMobilidade em aditamento do contrato de limpeza

Aditivo contratual terá duração de 30 meses reajustou valores pagos, mas eliminou espaços concedidos na estação Barra Funda
Áreas da ViaMobilidade serão excluídas do contrato de limpeza (Jean Carlos)

A CPTM divulgou nesta segunda-feira, 09, o extrato do segundo termo aditivo para o contrato de limpeza de estações e trens das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa com acréscimo de valores e de período de serviço.

A limpeza e higiene das estações e dos trens são serviços importantes que impactam diretamente na qualidade do serviço prestado. Além do asseio propriamente dito, as ações evitam a disseminação de pragas e contaminação.

O aditamento em questão inclui modificações na quantidade de áreas a serem limpas pelas equipes contratadas. As estações Barra Funda, Luz, São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino e Capuava sofreram modificações.

Estação Prefeito Saladino reformada (Jean Carlos)

Dentre as principais alterações nas estações está a remoção do contrato a atuação das equipes de limpeza na higienização das áreas da ViaMobilidade na estação Palmeiras Barra Funda.

Dentre as áreas destacadas estão espaços operacionais, escadas fixas, elevadores, plataformas, vestiários, sanitários, via permanente e o serviço de catação de detritos nas vias.

Nas demais estações, devido às obras de ampliação, novas áreas foram acrescentadas ao contrato.

Em relação aos trens, a CPTM alterou a especificação técnica relativa a Limpeza Entre Viagens (LEV). Na mudança foram excluídas as ações relativas a limpeza dos parabrisas dos trens.

O contrato para a limpeza de trens e estações das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa é de responsabilidade da Pluri Serviços Ltda. O contrato aditado possui acréscimo financeiro de R$ 57,5 milhões e duração de 30 meses.

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3 comments
  1. Como se houvesse limpeza nas estações ou mesmo nos trens. Esses trens novos da via mobilidade então, são bizarros, os acentos não recebem nenhum tipo de manutenção, o que faz que se forme uma crosta de sujeira. É inacreditável, basta dar uma volta pela linha esmeralda e confirmar. Mas era algo já esperado, uma vez que a ccr não possui quadro funcional, trabalham no limite, com um número ridículo de funcionários. Acredito que o objetivo dessa empresa é chegar a 1 (um) funcionário por estação, e não estou brincando.

    1. Bom, se a viamobilidade não estava preparada para fazer nem mesmo uma limpeza de forma independente, que então não pegasse essas 2 linhas para si. A CPTM realmente não tem mais obrigação, uma vez que as linhas foram privatizadas. Higiene é o básico que se espera de qualquer lugar, seja privado ou público e a vm estava bem porquinha há uns meses atrás. Vamos ver se vão melhorar pelo menos nisso.

  2. A responsabilidade da limpeza das estações da viamobilidade é inteiramente da viamobilidade. Já basta o velho estado ter “concedido” as linhas e cedido ilicitamente técnicos da CPTM, não é?

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