Veja como está a primeira estação a ser entregue pelo governador Tarcísio de Freitas

Futura estação terminal da Linha 9-Esmeralda, Varginha teve avanços significativos nos últimos 30 dias, conforme vídeo do canal iTechdrones
Estação Varginha em janeiro de 2023 (iTechdrones)

Possivelmente a única entrega que será feita pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2023, a estação Varginha mostrou avanços importantes nos últimos 30 dias. As imagens aéreas produzidas pelo canal iTechdrones revelam que as obras da futura estação terminal da Linha 9-Esmeralda chegaram a uma fase decisiva para que ela seja concluída nos próximos meses.

Como se sabe, Varginha era prometida para 2022, a despeito dos atrasos no projeto. Já no final do ano passado, a CPTM reconheceu que o empreendimento ficaria mesmo para este ano, o que fazia mais sentido, visto que existia muito a fazer.

Agora, a estação já conta com itens que demonstram um ritmo mais acelerado nas obras. Entre eles estão os trilhos, que praticamente já foram instalados desde Mendes-Vila Natal, faltando apenas um pequeno trecho na plataforma sentido norte. A cobertura já ocupa todo o espaço previsto, mas ainda recebendo estruturas finais enquanto já é possível ver a alimentação aérea montada e as estruturas de iluminação da plataforma.

A Engibrás, responsável, pela obra, também deu início à construção de uma rua paralela à plataforma e também prepara o terreno para a implantação de um viaduto que cruzará os trilhos na Avenida Paulo Guilguer Reimberg. O acabamento também evoluiu, como se vê no prédio técnico e no mezanino da estação. Já as escadas rolantes continuam desmontadas, assim como os elevadores deverão ser instalados em breve.

Uma surpresa é que a extensão operacional onde haverá um aparelho de manobra e estacionamento de trens voltou a ser construída. Aparentemente, já inclusive duas pequenas plataformas para estacionamento das composições no fundo do terreno. A construtora também está instalando os postes da rede aérea nesse trecho.

Sobre o terminal de ônibus anexo, ainda nenhuma novidade. O terreno continua intocado enquanto a empresa Paulitec ainda se prepara para a obra, contratada em setembro de 2022 e com previsão de conclusão em dois anos.

Já a entrega da estação Varginha segue sem uma data segura. É praticamente certo que ela abrirá neste ano já que os principais obstáculos foram vencidos, mas em que situação funcionará, ainda é um mistério. No governo anterior, a intenção era repetir o vexame da estação Mendes-Vila Natal, com uma “operação assistida” inútil por cerca de um ano. Diante da evolução atual, talvez fosse mais responsável inaugurá-la em um estágio mais perto do final.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
13 comments
  1. Se eu fosse o governador, seguraria a obra até estar tudo 100%, sistemas já prontos, assim não causaria uma certa frustração na população, além de ganhar uns pontinhos tmb né.

  2. Como uma estação desta deve um avanço insiquinificante se ja tem onze anos de atraso pelo andar da obras ainda vai levar mais uns dois anos operação tartaruga desvio de dinheiro

  3. Pelo contrato de concessão, Varginha TEM que ser entregue até 31/03/2023, mas pelo que sei ele não especifica em que estado. Por isso que a operação assistida por um ano pode ser necessária.

  4. É o que acho também, Mendes e principalmente Vila Sônia foram terríveis nesse quesito. As estações da Linha 5 tiveram uma entrega e funcionamento mais decente.

  5. Se for para entregar com tudo pronto mesmo, seria só lá pro final do ano ou até o começo do ano que vem, pois tem muita coisa pra fazer ainda!

  6. Mas é cada uma: Papai Noel Existe! Acabei de crê, esse senhor acabou de entrar nem parou para pensar, e já vai entregar obras kkkk, é, sim, senhor, papai Noel Existe!

  7. Olá,

    Não vai fazer mais uma estação Parelheiros ?
    ouvi que eles falando futuro pode aparece uma nova estação PARELHEIROS

    Tem noticia sobre do que e futuro Estação PARELHEIROS

    1. Já existe conversa entre o governo e a alesp para levar o trem pra lá.

      Parelheiros é a melhor região disponível hoje para abrigar o terceiro aeroporto de São Paulo.
      A região é cortada pelo Rodoanel e pelo leito ferroviário da linha 9.
      Fácil acesso a marginal Pinheiros (via trem); ABC e Baixada Santista (via Rodoanel)

    2. Parelheiros é área de proteção aos mananciais. Uma estação ali incentivaria ainda mais as invasões, destruiria os mananciais e deixaria 9 milhões de pessoas sem abastecimento na Grande São Paulo.

  8. Kkkk, só vai botar a placa de inauguração e dizer que é dele. Assim é fácil, sendo engenheiro de obra pronta até eu! Aliás, essa turma bolsonarista adora inaugurar obra alheia…

      1. Pois é! Mas também, quem manda o PSDB ser mole e ruim de obra? Acaba entregando de bandeja pro primeiro usurpador que aparece!

Comments are closed.

Previous Post

Novo elevador da estação Palmeiras-Barra Funda começa a tomar forma

Next Post

CPTM retira áreas da ViaMobilidade em aditamento do contrato de limpeza

Related Posts