CPTM retomará certame para revitalização da iluminação na estação Palmeiras-Barra Funda

O pregão eletrônico contempla a troca das lâmpadas fluorescentes por modelos LED mais econômicas, além da troca dos painéis de distribuição, provendo maior segurança
Estação Palmeiras-Barra Funda deverá passar por revitalização na iluminação (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A estação Palmeiras-Barra Funda é uma das mais movimentadas da da rede, sendo um dos maiores complexos intermodais em São Paulo abrigando linhas do Metrô, da CPTM, linhas de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais. Dada sua importância, a CPTM está realizando uma série de licitações para revitalizar parte desta estação.

Uma das licitações que já está em andamento é a que visa a troca de pisos da estação, que atualmente são de borracha e serão por modelos em granito. Além da revitalização, entra o fator segurança, uma vez que as placas de borracha são suscetíveis a deslocamentos causando acidentes e interdições para sua manutenção.

Outro certame que está em curso é para a troca de luminárias, bem como dos painéis de luz e distribuição de energia na estação Palmeiras-Barra Funda. O objetivo principal é realizar substituição e instalação das lâmpadas da estação que são do modelo fluorescente para o modelo LED. Os painéis de energia que se encontram em estado obsoleto deverão ser substituídos por novos que atendam às normas de segurança vigentes.

Lâmpadas Fluorescentes deverão ser substituídas por modelos LED (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A justificativa para a realização do projeto se concentra em três frentes. A primeira frente é o atendimento ao programa de revitalização da estação Palmeiras-Barra Funda, fazendo com que o ambiente se torne mais agradável visualmente, além de proporcionar maior segurança.

A segunda frente está relacionada com a economia de energia proporcionada pelas lâmpadas LED. Com vida útil maior e menor consumo, a CPTM encontra neste modelo de luminária uma forma de economizar energia elétrica, um recurso que é imprescindível levando-se em consideração a atual crise no setor.

A terceira frente tem como objetivo a adequação às normas de segurança através da troca dos painéis de luz e distribuição. Boa parte destes equipamentos foi instalado quando da inauguração da estação, no final dos anos 80. Além da segurança, existem benefícios para o serviços de manutenção que poderão ser facilitados tendo em vista a facilidade na substituição de peças e evitando adaptações nos equipamentos.

O escopo do projeto envolve a elaboração de documentação técnica sobre os serviços executados, a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por LED, a instalação de 52 novos luminárias LED tipo HighBay de 200W e a troca de 19 painéis de luz/distribuição. A abrangência dos serviços contempla plataformas, mezanino, salas técnicas, áreas restritas, sala do Acessa SP e a Sala de Apoio ao Trabalhador (CAT).

Lâmpadas HighBay de maior potencia deverão substituir a luminárias na cobertura da estação (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A sessão pública que estava marcada originalmente para o dia 13 de abril teve que ser remarcada devido aos recursos interpostos pelas empresas Empreitec Construções Elétricas LTDA e JLA Construções e Comercio EIRELI. A nova data para a retomada do certame será no dia 28 de julho. A empresa vencedora deverá realizar os serviços dentro de 12 meses.

Percebe-se que a CPTM tem dado ênfase em obras que revitalizam suas estações mais importantes. A troca do sistema de iluminação da estação trará uma nova perspectiva ao ambiente que, juntamente com a troca dos pisos, tornará o local mais leve e atrativo aos passageiros e também aos empreendedores que decidem investir em negócios no novo ambiente.

Total
2
Shares
2 comments
  1. Quando será a reforma da estação de Itaquaquecetuba da linha 12 Safira ??? A tempos se ouve falar que será reformada e nada acontece…

    1. A CPTM está esperando a prefeitura fazer os projetos dessas estações, mas provavelmente vão ser reconstruídas pela futura concessionária das linha 11, 12 e 13…

Comments are closed.

Previous Post

Após recuo do governo, ferroviários encerram greve na CPTM

Next Post

Expresso Aeroporto retornará na terça-feira, 20, diz CPTM

Related Posts