CPTM teve prejuízo de R$ 433 milhões em 2022

Resultado é ligeiramente melhor que o de 2021, quando companhia de trens metropolitanos havia registrado uma perda de R$ 470 milhões
Trens da CPTM (Jean Carlos)

A CPTM registrou um prejuízo líquido em 2022 de R$ 432,8 milhões, segundo balanço divulgado pela empresa nesta semana. Trata-se de um resultado ligeiramente melhor que o de 2021, quando houve perdas da ordem de R$ 469,4 milhões.

O balanço da companhia, que administra as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, aponta uma queda na receita líquida, que foi de R$ 2,77 bilhões para R$ 2,37 bilhões no ano passado. Vale observar que a CPTM deixou de operar as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda no final de janeiro de 2022, repassadas à ViaMobilidade, o que afetou as receitas.

Por consequência, o custo dos serviços prestados também foi reduzido, de R$ 2,49 bilhões para R$ 2,14 bilhões (-14%). Por outro lado, a despesa administrativa cresceu 8,5%, para R$ 461 milhões enquanto o item “outras receitas (despesas) líquidas reduziu significativamente as perdas, de R$ 188 milhões para apenas R$ 32 milhões.

A operação das linhas, portanto, apresentou uma perda de R$ 262 milhões (R$ 330 milhões em 2021), que somadas ao resultado finaceiro negativo de R$ 170 milhões, culminaram com o prejuízo de R$ 432 milhões.

Estação Jundiaí: CPTM deve operar Linha 7 pela última vez em 2023 (Jean Carlos)

Repassses

Como tem sido praxe na CPTM, por conta da operação deficitária, o governo do estado realizou repasses para cobrir seu rombo. Segundo a companhia, “os repasses do Governo do Estado de São Paulo foram compostos por R$ 962.142.000 (R$ 1.200.121.000 em 2021)
à título de subvenção econômica; R$ 235.558.000 (R$ 0 em 2021) à título de recomposição da receita tarifária; R$ 143.340.000 (R$ 109.532.000 em 2021) à título de ressarcimento de gratuidades legais, e; por fim, R$ 914.165.000 (R$ 686.415.000 em 2021) para investimentos“.

Além disso, a empresa observou uma arrecadação de R$ 29 milhões por conta de três leilões de materiais inservíveis.

A CPTM acrescentou ainda que está estudando a contratação de seguro para seus bens patrimoniais e também para o serviço de transporte metropolitano.

Governador Tarcísio de Freitas: concessão das linhas remanescentes da CPTM em vista (Jean Carlos)

Possível fim da empresa

Os sucessivos prejuízos da CPTM devem reforçar o discurso da atual gestão estadual para que quatro das cinco linhas remanescentes sejam concedidas à iniciativa privada – a Linha 7-Rubi já tem previsão de ser leiloada junto com o TIC Eixo Norte.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já autorizou os estudos para repassar os ramais para operadores privados, mas não está claro se será possível realizar as licitações ainda durante o atual mandato, que termina em 2026.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A CPTM teve um prejuízo menor que o Metrô, que perdeu R$ 1,2 bilhão em 2022, mas a realidade da companhia tem peculiaridades como o fato de a Secretaria dos Transportes Metropolitanos arcar com os custos de aquisição de trens e peças sobressalentes, por exemplo.

A falta de reajustes na tarifa de transporte também contribui para que a arrecadação não acompanhe o crescimento dos custos, apesar de o movimento de passageiros em 2022 ter subido 27%, considerando as cinco linhas hoje operadas por ela.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. E vocês acreditam que a operação nas mãos da iniciativa privada irá dar lucro? A verdade é que o governo repassa verbas para essas empresas privadas e também faz aporte de investimentos. Quem se dá bem são os acionistas e a população que é quem realmente importa sofre com a precarização do serviço. É possível perceber pelas linhas 8 e 9 que já foram concedidas o tanto de problemas e acidentes que vêm ocorrendo, e no RJ trens velhos, tarifas a mais de 7 reais etc…. os políticos devem pensar no interesse público, o que é melhor para o cidadão e quem usa esse sistema de transporte, e não em beneficiar a si e aos grupos econômicos privados.

  2. A formulação da matéria é mal intencionada!!! Foram gastos na manutenção, em investimentos, pagamento de empreiteiras e pessoal o valor citado!! Se é que está correto!!?? Transporte é um dever do estado exatamente por isso!! Para que o dinheiro do pagador de impostos seja gasto com serviços exenciais como esse, saúde, educação e saneamento básico com o subsídio para que o cidadão não tenha que pagar valores exorbitantes como está ocorrendo em outros estados e recebendo um serviço pífio e sem nenhuma perspectiva de melhoria. Estando privatizado o estado ainda sim continuará desembolsando valores senão iguais e até maiores para bancar empresas desqualificadas e sem nenhum comprometimento sócial para com o cidadão como já está ocorrendo. A quem interessa desconstruir uma empresa já estruturada e com conhecimento no serviço prestado!!??

  3. A viaimobilidade tá chegando pra só ter lucro e arrombar o estado, o verme Tarcísio deve ter lotado o carrinho com ações da mamaR, entendeu ??

  4. Ou seja… Porque privatiza uma coisa que dá prejuízo? Pra pagar as dívidas da campanha eleitoral e continuar repassando dinheiro público para as empresas na forma de subsídios e reposições.

    Transporte tem que ser estatal pra satisfazer uma necessidade da população, não para dar lucro.

    E antes que citem a telefonia: essa foi uma exceção, não a regra.

  5. Que a prioridade na hora do recebimento tarifário e das concessionárias ninguém fala né ? Que enquanto as concessionárias recebem 6,30 por passageiro enquanto a CPTM recebe 0.08 centavos ninguém fala tbm né ? Pq será 🤔🤔🤔🤔🤔 assim fica fácil dizer que a CPTM da prejuízo quando a prioridade e sucatear a empresa

  6. é isso..estatal dá prejuizo..se mal administrada !!!
    tem qu privatizar…
    no começo..herança pessima.. muita coisa pra fazer/consertar…da base ao topo
    uma vez tendo que achar fontes de lucro.. via havendo reinvetimento..

    correios sao otimos ? sabes e otima? nao é ! caixa economica? bb?

    petrobras so melhorou quando saiu da mao desses mesmos que voltaram ao poder

    telefonia sim foi o começo…que continue assim

    qualquer coisa diferente em mercado privado é mamaçao, preguiça, aportes, aumento de impstos, zona,

    1. Mas da maneira que está sendo feito, o senhor acha correto?
      Onde está a concorrência dos serviços privados? Um único grupo empresarial está arrematando todos os serviços de infraestrutura: balsas, estradas, ferrovias, portos e aeroportos. Tudo com contratos que estão colocando o dinheiro de nossos impostos como garantidor de lucro, sem nenhum risco para os “investidores”.
      Investidores que são poucas pessoas, muito ricas e que nunca vão usar os serviços destas empresas… Na verdade nem investidores são. São especuladores que conseguem aproveitar-se do poder econômico que têm e conseguem facilidades do governo.
      Isso é desleal! Quantos não querem empreender e não tem acesso a essa mamata? Justo? Não!
      Se puder, olhe como foi feito o contrato e como isso prejudica a todos para o benéfico de poucos.

  7. Bom, pelo menos agora estão colocando grana nisso. Vamos ver se o serviços melhora. Por que a única coisa q deu certo foi a Embraer vai lá ver.

  8. Bora privatizar e pagar 7 reais na passagem igual é no Rio de Janeiro kkkkk

    O povo tem que entender que ESTATAL serve pra SERVIR ao povo e não pra ficar dando lucro igual empresa comum que oferece serviço ruim a troco de deixar acionistas mais ricos kkkkk

  9. nem as telecomunicações deram certo, pois pagamos caro por um serviço aquem da qualidade ofertada.

    é comum o papo de “graças a privatização, hoje vc não precisa ficar dormindo na fila, nem pagar caro por uma assinatura de telefone”.

    o que é pouco divulgado, é que não existia praticamente nada de telecom. aqui no Brasil. toda a infraestrutura de telecomunicações foi criada justamente com o projeto Telebrás e o plano de expansão (nome autoexplicativo). como a infraestrutura estava sendo criada, as linhas telefônicas eram limitadas e junto da assinatura, você adquiria ações da empresa, uma abertura de capital para financiar a expansão da infraestrutura. tudo isso feito pelas estatais.

    ocorre que quando finalmente ficou pronto toda essa infraestrutura, e o cidadão finalmente poderia usufruir de um sistema como conhecemos hoje, o governo FHC junto com josé serra ministro do planejamento, foi lá e privatizou as companhias telefônicas a preço de banana e ainda financiado pelo BNDES, num escândalo de corrupção bilionário e jogado pra debaixo do tapete conhecido como privataria tucana. inclusive tem livro, com provas documentais e tudo, para quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto.

    mas é ventilado popularmente que graças a privatização que melhorou a aquisição e preço de linhas telefônicas, quando na verdade as companhias privadas só pegaram tudo já pronto. e isso até hoje é usado como mantra pelo povo do “privatiza que melhora”.

Comments are closed.

Previous Post
Obras de adequação da plataforma 5 da estação Luz (Jean Carlos)

Obras de ampliação da plataforma do Expresso Aeroporto ficam mais caras

Next Post

Linha 15-Prata registra recorde histórico de passageiros transportados

Related Posts