Linha 15-Prata registra recorde histórico de passageiros transportados

Ramal de monotrilho do Metrô teve uma média de 120 mil usuários em dias úteis e acumulou quase 2,9 milhões de passageiros transportados em março, apesar de falhas e greve

Trem da Linha 15-Prata em Oratório (Jean Carlos)
Trem da Linha 15-Prata em Oratório (Jean Carlos)

A despeito das falhas e restrições operacionais, a Linha 15-Prata do Metrô bateu seu recorde de transporte de passageiros em março. O ramal de monotrilho registrou uma média de 120 mil usuários em dias úteis, 3 mil a mais que o melhor resultado anterior.

O acumulado de passageiros transportados no mês também foi o maior de sua história, com 2,88 milhões de viagens, segundo dados do Metrô.

O recorde ocorre justamente em um mês em que a Linha 15 teve o serviço interrompido por situações inusitadas. Em 8 de março dois trens colidiram antes do início da operação, interrompendo parcialmente o serviço até o dia seguinte.

Já nos dias 23 e 24 o ramal ficou paralisado por conta da greve dos metroviários. Além disso, ocorreram outras cinco interferências durante o mês que prejudicaram a operação.

Área de manobra da Linha 15-Prata após Jardim Colonial (iTechdrones)

O número de passageiros transportados acabou sendo pouco melhor que agosto de 2022 (2,82 milhões), possivelmente por conta das interrupções. A média diária de usuários, por outro lado, revela um avanço significativo, que pode ter sido motivado por um intervalo menor.

Em fevereiro, o Metrô disse ter mantido um “headway” médio de 184 segundos contra 206 segundos em janeiro – os dados de março não estavam disponíveis quando o artigo foi publicado.

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A capacidade nominal da Linha 15-Prata, no entanto, é muito maior que o atual patamar. Seria possível, em tese, transportar diariamente mais de 300 mil passageiros com a infraestrutura existente.

Para isso será preciso colocar em funcionamento os dois novos aparelhos de mudança de via durante toda a operação. O primeiro deles, após Jardim Colonial, passou a operar à noite durante dias úteis e aos fins de semana e feriados.

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Mickey
Mickey
2 anos atrás

Olá Ricardo, sabe dizer pq os pilares na Av. Ragueb Chohfi estão tão próximos uns dos outros? Me refiro ao trecho em construção no Jardim Iguatemi

João
João
2 anos atrás
Responder para  Mickey

Pra cair TD junto não aos poucos como vem ocorrendo

Mickey
Mickey
2 anos atrás
Responder para  João

Quando foi q caiu? Ou vc esta mentindo, assim como mentiu na outra matéria dizendo ser funcionário da CPTM

Kiritsu
Kiritsu
2 anos atrás
Responder para  Mickey

Eles não estão tão próximos assim não, só em alguns trechos que tem 4 pilares menores próximos, esses fazem suporte da laje do track switch

ND
ND
2 anos atrás

As falhas no monotrilho devem ser sabotagem da viamobilidade.

Alex
Alex
2 anos atrás

Pegue aqui seu chapéu de alumínio pois a vila CCR tá sabotando meu monotrilho construído nas coxas.

ND
ND
2 anos atrás
Responder para  Alex

kkkkkkkkk, quem com chapéu de alumínio fere, com chapéu de alumínio será ferido!