Destaques Linha 13

CPTM usa o Série 7000 para preparar Linha 13 para seus próprios trens

Novos trens devem chegar nos próximos meses e atender a nova linha a partir do segundo semestre
Trem da Série 7000 na estação Aeroporto Guarulhos: não, ele não será usado pelos passageiros (Gustavo Bonfate)

No último final de semana, o passageiro que utiliza a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM podia observar uma composição da série 7000 em testes nas proximidades da estação Aeroporto Guarulhos.

A presença do trem levantou especulações sobre a operação da unidade fabricada pela espanhola CAF entre os anos de 2009 e 2011, hoje principalmente alocada na Linha 9-Esmeralda.

Mas segundo apurou o site, trata-se apenas de testes para preparar a linha para operar com sua própria frota. “A CPTM está realizando testes no novo sistema de sinalização ATO (Automatic Train Operation) implantado na Linha 13, com um trem da série 7000, durante a noite.”, diz nota da companhia.

Série 2500

Atualmente a Linha 13-Jade é operada com os trens da série 9000 fabricados pela Alstom. Os trens substituíram as composições da série 9500, fabricados pela Hyundai Rotem, que estrearam a nova ferrovia.

A CPTM trabalha com o cronograma de início de operação da nova série 2500, fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, para o segundo semestre deste ano. As primeiras unidades devem chegar ao Brasil nos próximos meses para então passarem por testes antes de entrarem em serviço.

“A frota da Linha 13, que está sendo fabricada na China, serão equipadas com sinalização ATC e ATO. A previsão é que as composições entrem em operação no segundo semestre.”, diz comunicado da operadora. Serão ao todo 8 trens cada um com oito carros, tendo passagem livre entre eles, além de um diferencial, bagageiros para acomodar malas de usuários do aeroporto.

A chinesa CRRC Qingdao Sifang, que é uma subsidiaria da CRRC, junto com a brasileira Temoinsa, venceu a licitação ocorrida em 2016. Participaram da disputa a Hyundai Rotem Co. (segundo lugar) e a Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles – Caf (em terceiro lugar).

Agradecemos ao leitor Gustavo Bonfate por ceder a imagem de abertura.

Projeção do Série 2500, trem que foi encomendado para a Linha 13: bagageiros (Divulgação)

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