A CPTM abriu nesta segunda-feira (17) o pregão eletrônico para o fornecimento de novos trilhos ferroviários. O componente, que é a base para a operação ferroviária, é importantíssimo para garantir a continuidade dos serviços de transporte com total segurança e qualidade.
No edital disponibilizado a CPTM estipulou a compra de dois tipos principais de trilhos. O primeiro tipo é o trilho em aço carbono TR-57, bastante utilizado nas vias da CPTM, enquanto o segundo tipo é o TR-68 que deverá ser composto de aço de resistência intermediária.
Os trilhos deverão ser produzidos em barras de até 12 metros de comprimento. Segundo o edital, serão adquiridos 2390 toneladas de TR-57 e 523 toneladas do trilho TR-68, totalizando mais de 2900 toneladas de novos trilhos para as linhas da CPTM.
Os trilhos entregues deverão passar por rigorosos ensaios mecânicos, químicos e dimensionais. Estes testes deverão assegurar que os trilhos adquiridos possuem a qualidade necessária para serem utilizados em vias de grande movimentação sem que apresentem anormalidades.
A sessão pública para este pregão eletrônico deverá ocorrer no dia 02/02/2022. O prazo estabelecido no contrato será de 180 dias, sendo que a entrega dos trilhos deverá ocorrer em duas etapas conforme a tabela abaixo.
