O terminal intermodal da Barra Funda é um dos mais importantes pólos de transporte de São Paulo. O local conta com terminal de ônibus municipais, intermunicipais, rodoviários, além da conexão com os trens do Metrô, CPTM e futuramente do Trem Intercidades. A estação foi inaugurada em 1988 com a chegada do Metrô e foi responsável por unificar em um mesmo local as linhas da Fepasa e CBTU que antigamente paravam em pontos distantes, no mesmo modelo que ocorre atualmente com a estação Lapa.
As obras
As obras na estação Palmeiras-Barra Funda visam a reativação das plataformas 7, 8, 9 e 10. Atualmente essas plataformas estão sem utilização para os passageiros sendo que, em raros casos, elas são abertas para o tráfego de trens na Linha 7-Rubi. De certa forma, a estação da Barra Funda, apesar de sua grande importância como um dos principais hubs logisticos para milhares de passageiros, não é utilizada em seu pleno potencial, algo que deverá mudar com a chegada da Linha 11-Coral e 13-Jade.
As intervenções deverão ocorrer nas plataformas e no mezanino da estação. Deverá ser feita a instalação de novas escadas rolantes e elevadores, itens indispensáveis para que as novas plataformas se tornem mais acessíveis. A complementação de rotas táteis também está contemplada, permitindo aos passageiros com deficiência visual uma melhor locomoção pelas dependências da estação.

Para as plataformas 7 e 8, a instalação de novas escadas rolantes está prevista. Para isso será necessária a demolição de algumas escadas fixas. Nas plataformas deverá haver o complemento das rotas táteis e a instalação de escadas metálicas nas extremidades das plataformas, o que deverá facilitar o acesso de equipes técnicas ao trecho além dos passageiros, em casos emergenciais.
Para as plataformas 9 e 10 está prevista a instalação de um elevador elétrico de alta capacidade com estrutura autoportante em perfis metálicos. Esse tipo de elevador foi recentemente implantado na estação da Luz na plataforma central e na plataforma 1 (sentido Jundiaí).
Outras intervenções estão previstas como melhorias no sistema de energia da estação, implantação de novos sistemas e dispositivos, intervenções hidráulicas entre outras que deverão ser disponibilizadas nos projetos a serem fornecidos pela CPTM.
Vale citar que a proposta de mudanças tem como base o projeto executivo executado em BIM (Building Information Modeling). O modelo de projeto é feito em uma plataforma tridimensional, o que ajuda os engenheiros e arquitetos na elaboração das intervenções ao mesmo tempo que dão uma perspectiva mais próxima do resultado final.

Prazo e custo
O prazo e o custo são pontos muito importantes em várias obras. A CPTM pretende firmar um contrato com a duração de 24 meses, sendo que neste período a empresa contratada deverá dispor de 12 meses apenas para a execução das obras. A sessão pública para o envio de propostas está marcada para o dia 29 de junho às 10h. O orçamento para o projeto é de R$ 4.898.662,77.
Conclusão
As mudanças previstas na estação Palmeiras-Barra Funda são importantes não só para viabilizar a chegada das linhas 11-Coral e 13-Jade, mas para que toda a estrutura da estação possa estar em plena utilização. Atualmente quem passa pelo local deve se questionar o motivo pelo qual existem tantas plataformas sem uso. Certamente não foi falta de planejamento, mas uma visão de futuro que previa a importância crescente do TI Barra Funda para o futuro.
Outro ponto que deve ser destacado é o fato do projeto ter sido modelado em BIM. Ver que a CPTM está começando a se atualizar com as técnicas mais modernas do mercado é algo bastante promissor. Agilidade nos processos, na elaboração de ideias e de sua consequente implantação são pontos importantes para que as empresas estatais estejam sempre em pé de igualdade com o setor privado que a cada dia tem sua participação mais forte na mobilidade sobre trilhos.