CPTM vai reconstruir a estação Mogi das Cruzes e readequar as demais até 2026

Melhorias englobam acessibilidade e conforto para os funcionários. Novas estações, inclusive em parceria com a iniciativa privada, estão nos planos da empresa
Estação Mogi das Cruzes será reconstruída (Jean Carlos)
Estação Mogi das Cruzes será reconstruída (Jean Carlos)

A CPTM pretende adequar todas as suas estações até o ano de 2026. Dentro das melhorias previstas em diversas linhas da estatal estão modernizações, reconstruções e, inclusive, construção de novas paradas.

O plano de negócios da CPTM estabeleceu como metas para o ano de 2023 a finalização de obras na estação Engenheiro Manoel Feio da Linha 12-Safira e a assinatura de contratos em duas estações da Linha 10-Turquesa.

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As estações Santo André e Mauá, as maiores do ramal na região do ABC, deverão passar por obras de acessibilidade universal e NR 24, que versa sobre o conforto e higiene do trabalho.

Para além destas estações, a CPTM apresentou no Fórum de Debates – Ferrovias em Foco um plano que ao todo soma R$ 1,7 bilhão de investimentos.

Cronograma de obras em estações (CPTM)
Cronograma de obras em estações (CPTM)

Além das melhorias já citadas, a estatal pretende iniciar ainda no ano de 2023 as obras para reconstrução da estação Aracaré, que deverá ser remodelada para atingir um maior padrão de qualidade.

No ano de 2024 a empresa pretende iniciar a reconstrução da estação Rio Grande da Serra e as melhorias na estação Itaquaquecetuba.

Local da futura estação de Rio Grande da Serra

Duas estações que deverão passar por processo de reconstrução são a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa e a estação Mogi das Cruzes na Linha 11-Coral.

Estação Mogi das Cruzes será reconstruída (Jean Carlos)
Estação Mogi das Cruzes será reconstruída (Jean Carlos)

Para o ano de 2026 a CPTM deverá modernizar as estações Jundiapeba, Bráz Cubas e Estudantes, todas da Linha 11-Coral. As estações União de Vila Nova e Lajeado também deverão ter suas construções iniciadas.

Estação Lajeado da Linha 11 (CPTM)

Ainda estão em estudo a construção de três novas estações, sendo duas na região central e uma na Linha 10-Turquesa. As estações Pari e Bom Retiro se localizam nas proximidades da estação Luz.

A estação ABC Pirelli será construída entre Santo André e Capuava no local da antiga parada. Algumas destas estações possuem projetos em discussão com a iniciativa privada.

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9 comments
    1. São Carlos aparecerá quando for anunciado a expansão sul da L6.
      Barcelona pelo visto já era. Inclusive já estão construindo algo naquele estacionamento onde seria a estação.

  1. A CPTM poderia reconstruir Ipiranga junto com a futura da L15 Metrô.

    Outros incógnitas no sistema é a junção das Lapas, Água Branca da L8 e minguou a L12 em Suzano.

  2. Boa noite, Caio.
    Sobre a linha 12 safira da CPTM, existe a possibilidade de construir a estação Tiquatira nessa gestão do Tarcísio de Freitas (REP/SP)?
    Abraços.

    1. A estação Tiquatira está no pacote de expansão da Linha 2 (Penha -Dutra). O trecho Penha-Dutra não tem financiamento assegurado no momento. Recentemente o governo Tarcísio procurou o governo Lula para tentar incluir a expansão Penha- Dutra no “novo Pac” para obter recursos federais. Caso não consiga, o estado terá de recorrer ao BNDES e demais bancos de Fomento.

      O trecho Vila Prudente – Penha tem financiamento da Coorporacion Andina de Fomento (CAF), banco público de Fomento da América do Sul e BNDES e investimento de recursos do tesouro paulista (se não me engano na proporção 40%/30%/30%).

  3. Finalmente a CPTM vai voltar a reconstruir estações, taba mais do que na hora. E no meio de tantos projetos a estação Suzano da Linha 12 – Safira foi esquecida no churrasco né? Rios de dinheiro gastos na estrutura da estação para NADA.

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