A CPTM visa ampliar suas receitas acessórias em 2023 em mais de 10%. A meta divulgada no Plano de Negócios da empresa terá como base o aumento das Cartas de Autorização de Uso (CAU) cedidas para a iniciativa privada.
As chamadas CAU são instrumentos que a CPTM utiliza para fornecer para as empresas privadas espaços comerciais ou ceder seu espaço e imagem para diversos tipos de atividades.
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O objetivo da estatal para 2023 é aumentar as receitas por meio das CAU em 10,48%. Para isso a CPTM atuará em duas frentes.
A primeira delas é a assinatura de cartas de autorização para varejo na Linha 7-Rubi e nas estações Brás, Luz e Barra Funda, as mais movimentadas da rede de transporte ferroviário.

Ao mesmo tempo, deverão ser assinadas mais cartas para a autorização de mídia com propagandas, estandes, locação de espaços para filmagens, fotos além de eventos em geral.
Essas modalidades de exploração comercial não atreladas à ferrovia são o que se chama de receita não tarifária. Através deste montante a empresa poderá depender cada vez menos do caixa do governo do estado.