CPTM volta a buscar solução para evitar furto de fios e cabos em suas linhas

Companhia reeditou chamamento público para realizar provas de conceito de estratégias para impedir ação de invasores em sua infraestrutura
O sistema de sinalização e energia são as principais alvos do furto de cabos (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Quase dois anos após lançar um chamamento público visando evitar a ocorrência de furto de fios e cabos de energia e telecomunicações na Linha 7-Rubi, a CPTM republicou requerimento para que empresas apresentem soluções nesse sentido.

O novo chamamento público segue os termos do primeiro e de um adendo ainda não tornado público. A meta da companhia é receber sugestões que utilizam recursos tecnológicos ou não, para coibir a ação de invasores de suas vias.

Com uma grande extensão de vias, quase todas na superfície, a CPTM sofre com ação criminosa de indivíduos que buscam materiais de valor para reciclagem como fios e cabos de cobre.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A empresa tem dificuldade de monitorar suas vias, sobretudo durante a madrugada, quando geralmente ocorrem os ataques à infraestrutura. Muitas vezes a tentativa é frustrada por conta da escolha de cabos de fibra ótica, sem valor comercial, mas que acabam prejudicando a operação dos ramais quando são danificados.

No chamamento de 2021, a CPTM escolheu dois locais na Linha 7-Rubi para realização dos testes. O primeiro trecho entre as estações de Francisco Morato e Botujuru, local com grande incidência de furtos, principalmente na altura do Túnel do Botujuru, onde estão instalados alguns equipamentos de sinalização, além de uma área próxima a uma subestação ou cabine seccionadora.

Entre as características esperadas estão a capacidade de gerar eficiência e resultado no combate aos furtos, novas técnicas e métodos de segurança, como por exemplo a aplicação de novas estratégias ou a adoção de tecnologias de detecção de movimentos e ruídos. Outro ponto também destacado é a possibilidade de gerar relatórios e estatísticas que nortearão ações futuras.

Cabine Seccionadora de Estudantes (Jean Carlos)
Cabine Seccionadora de Estudantes (Jean Carlos)

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. medidas simples: como enterrar seccionamentos – limpeza e higiene de todo o lindeiro areas interna e externa.. bem como a segurança circulando na madrugada – ja seriam razoaveis medidas e de grande iimpacto
    nao precisa gastos inumeros nem grandes decisoes

    1. os problemas vão além da CPTM

      primeiro investir no social, para que não tenha esse exercito de pessoas que vivem da criminalidade.

      segundo investir pesado na policia civil, em inteligência e na investigação. pois esses roubos tem uma rede de receptadores e destino certo. não precisa pensar muito para chegar nessa conclusão lógica.

      fica inviável fiscalizar cada metro de ferrovia para evitar furtos e vandalismo. o custo acaba sendo maior que o do próprio roubo.

Comments are closed.

Previous Post
Estação Comandante Sampaio receberá melhorias (Jean Carlos)

Confira as obras de melhorias na estação Comandante Sampaio da Linha 8-Diamante

Next Post
Empresa foi habilitada para realizar estudos da Linha 22-Marrom (Jean Carlos)

EGIS é escolhida pelo Metrô para supervisionar sondagens geológicas da Linha 22-Marrom

Related Posts