Cúpula da TIC Trens visita fábrica da CRRC em prévia para o Trem Intercidades

Empresa chinesa é sócia na concessionária e fornecerá as composições do serviço Intermetropolitano e expresso no eixo São Paulo-Campinas

A cúpula da TIC Trens na fábrica da CRRC na China
A cúpula da TIC Trens na fábrica da CRRC na China (TIC Trens)

A concessionária TIC Trens tem como seus sócios o Grupo Comporte e a gigante chinesa CRRC, maior fabricante de trens do mundo. E não é por menos que a cúpula da concessionária foi até a China para realizar uma visita técnicas nas instalações de uma de seus proprietários.

A equipe liderada pelo presidente da empresa, Pedro Moro, esteve nas instalações de uma das unidades da CRRC, onde conheceu os avanços tecnológicos e os processos de fabricação dos componentes que serão adotado na frota que será recebida pela TIC Trens.

“Durante a agenda, vimos de perto tecnologias de ponta em eficiência energética, desempenho e conforto, pilares que guiam o nosso projeto”, disse a concessionária em post em rede social.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Assentos de trem fabricado pela CRRC (TIC Trens)

A empresa até mesmo brincou com um dos trens visitados, cujas cores dos bancos são as mesmas usadas pela TIC Trens (azul, vermelho e laranja).

Apesar da “isca”, o trem mostrado nas imagens divulgadas pela empresa não têm características que deverão ser vistas nos serviços que serão operados por ela.

O carro da imagem traz assentos estofados e estão posicionados em fileiras frontais. A configuração provável nos trens intermetropolitanos será similar às da Série 9500, usada na Linha 7-Rubi, por questão de intercâmbio de composições.

Trens da Série 9500 que serão repassados à TIC Trens (Jean Carlos)

Além disso, há pegadores no corredor, algo que não condiz com um serviço expresso e como lugares marcados como será o Trem Intercidades Eixo Norte.

A despeito da oportuna visita técnica, a TIC Trens não deve receber um trem novo tão cedo já que os dois serviços regionais só serão inaugurados em 2029 e 2030.