TIC Trens antecipa visual de trens em veículos de serviço
Concessionária que irá assumir operação da Linha 7-Rubi a partir de 26 de novembro usará esquema de três cores alusivas aos serviços que prestará

A TIC Trens, concessionária que irá operar a Linha 7-Rubi a partir de 26 de novembro, revelou nesta segunda-feira, 9, o visual de seus veículos de serviço.
Trata-se, na prática, de uma antecipação do layout que deverá ser exibido pelos trens de passageiros, como MetrôCPTM mostrou recentemente em primeira mão.
Tanto os trens quando os veículos de serviço receberão as chamadas “cores institucionais” da empresa, o azul, laranja e vermelho escuro.
Eles remetem às cores dos três serviços que a TIC Trens prestará: além da Linha 7-Rubi (vermelho), haverá o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinhas (Laranja) e o azul escuro (Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas).

Por enquanto, a empresa revelou o esquema de cores que será aplicado à esmerilhadora, que tem a tarefa de regularizar a superfície de rolamento dos trilhos, removendo defeitos para melhorar o contato com as rodas dos trens, ao veículo de rede aérea, que dá suporte às atividades de manutenção preventiva e corretiva do sistema de alimentação elétrica, e ao vagão prancha, equipamento usado para o transporte de trilhos, dormentes e outros materiais entre os pontos de armazenamento e os locais de atuação das equipes de manutenção.
O vagão prancha acaba de ser entregue à empresa no Pátio Lapa e os demais veículos devem ser recebidos nos próximos meses.
Obras dos serviços regionais começarão em 2026
A TIC Trens, empresa formada pelo grupos Comporte e CRRC, está em processo de transição para assumir a Linha 7-Rubi, da CPTM.

Quando isso ocorrer, dentro de menos de seis meses, o ramal de trens passará a operar entre Jundiaí e Barra Funda, não mais fazendo parte do Serviço 710.
A concessionária deve iniciar as obras de implantação do Trem Metropolitano e do Trem Intercidades no primeiro semestre de 2026.
A previsão é que o serviço parador entre Jundiaí e Campinas comece a funcionar em 2029 enquanto o serviço expresso São Paulo-Jundiaí-Campinas está programado para começar em 2031.
Qual seria a dificuldade de simplificar e escolher uma ou duas cores que harmonizem entre si. Não achei que ficou agradável de se ver. Espero que o serviço, que é o que realmente importa, seja de boa qualidade.