Depois 21 anos um trem retorna à estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Testes realizados com uma composição da Série 8500 da CPTM neste final de semana marcam o início do comissionamento do novo trecho. Obras estão na reta final

Série 8500 na estação Varginha (Passeando em São Paulo)
Série 8500 na estação Varginha (Passeando em São Paulo)

Neste final de semana, após 21 anos, um trem retornou até o extremo sul de São Paulo. A CPTM executou a primeira viagem de teste com um trem até a futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda.

Em video publicado pelo canal Passeando em São Paulo é possível ver que uma composição da Série 8500 estacionada na estação. Este trem pertence à frota patrimonial da CPTM e não foi cedido para a ViaMobilidade.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No dia 18 de outubro de 2001, a CPTM suspendeu a circulação dos trens no antigo trecho que ainda operava em bitola métrica. Algumas décadas depois, com uma estrutura completamente modernizada, a circulação poderá ser retomada.

Ao longo dos últimos meses, a estatal direcionou esforços para a construção da nova estação, que está recebendo os últimos serviços de acabamento, sobretudo no novo acesso.

A chegada do novo trem faz parte da etapa de comissionamento do novo trecho. Via permanente e seus equipamentos de manobra, rede aérea e sistema de sinalização deverão ser submetidos a testes. Cabe reforçar que os testes são realizados pelas equipes da CPTM.

Garantida a segurança operacional, a estação, caso esteja apta para ser aberta ao público, poderá iniciar a fase de operação assistida com horário de funcionamento reduzido a cago da ViaMobilidade.

YouTube video