Depois 21 anos um trem retorna à estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Testes realizados com uma composição da Série 8500 da CPTM neste final de semana marcam o início do comissionamento do novo trecho. Obras estão na reta final
Série 8500 na estação Varginha (Passeando em São Paulo)
Série 8500 na estação Varginha (Passeando em São Paulo)

Neste final de semana, após 21 anos, um trem retornou até o extremo sul de São Paulo. A CPTM executou a primeira viagem de teste com um trem até a futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda.

Em video publicado pelo canal Passeando em São Paulo é possível ver que uma composição da Série 8500 estacionada na estação. Este trem pertence à frota patrimonial da CPTM e não foi cedido para a ViaMobilidade.

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No dia 18 de outubro de 2001, a CPTM suspendeu a circulação dos trens no antigo trecho que ainda operava em bitola métrica. Algumas décadas depois, com uma estrutura completamente modernizada, a circulação poderá ser retomada.

Ao longo dos últimos meses, a estatal direcionou esforços para a construção da nova estação, que está recebendo os últimos serviços de acabamento, sobretudo no novo acesso.

A chegada do novo trem faz parte da etapa de comissionamento do novo trecho. Via permanente e seus equipamentos de manobra, rede aérea e sistema de sinalização deverão ser submetidos a testes. Cabe reforçar que os testes são realizados pelas equipes da CPTM.

Garantida a segurança operacional, a estação, caso esteja apta para ser aberta ao público, poderá iniciar a fase de operação assistida com horário de funcionamento reduzido a cago da ViaMobilidade.

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15 comments
  1. Marcos Saat,lembra-se da musica moro em jaçana
    se eu perder este trem que sai agora as 11 00 horas…
    lá pelos lados da fernao dias nao existe mais.As-
    sim é o brasil me engana que eu gosto.

    1. A CPTM q tá construindo e testando… inclusive a estação já conta com a comunicação visual no estilo da CPTM…

  2. As gestões anteriores deixaram o transporte público esquecido, as estações foram sucateadas por décadas, agora com a injeção de dinheiro do setor privado é provável que estas estações sejam ampliadas até outras cidades, pela demanda e volume de pessoas.

    1. Está sendo construida pela CPTM. Com todo respeito, sugiro infomar-se melhor, caro Luiz Brenon – não houve 0,01 do grupo CCR nesta obra.

  3. a via mobilidade ( empresa privads )é tão competente, mais competente , que os testes estão sendo realizados, leia em letras grandes por TÉCNICOS DA CPTM ( empresa estatal ) que este governador não vê a hora de vender, espero que não dê tempo e que acabe seu mandato antes, parabéns aos TÉCNICOS DA CPTM, que estão tirando a abra do papel e trazendo para a realidade.

    1. Quem constrói é que faz os testes de comissionamento
      A CCR só vai receber o trecho quando o comissionamento estiver pronto
      Aliás isso está no contrato
      Se informe antes de passar vergonha aqui

      1. eu defendo a CPTM, gostaria que ela continuasse operando os trens e tal, mas voce tem razão quanto a isto. Quem constroi faz os testes. Creio que caberá à privada em estações totalmente construidas pela iniciativa privada (caso isso realmente ocorra) e caberá ao Estado fiscalizar o atendimento.

  4. Lembrando que o “extremo da zona sul” é Marsilac, que foi atendido pelo trem, que ia até a estação Evangelista de Souza. Lamentável ver que toda a população de Parelheiros e região foram condenadas a ficarem horas presos no trânsito da Teotônio Vilela, já que diversos governos já sinalizaram que o trem não volta mais pra lá.

  5. A obra referida merece ser lembrada pelo trabalho virtuoso de dois rapazes, o proprietário do canal iTechdrones Carlos e o ex-secretario Alexandre Baldy da gestão do governador João Doria Jr.
    Senão fosse a cobrança de ambos a empresa responsável bem capaz de ter parado ou a prazos de tartaruga até hoje.

  6. em vez do povo agradecer mais uma estação…ficam disputando quem é o político responsável pela obra …

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