Desapropriações da Linha 2-Verde em Guarulhos são publicadas pelo governo

Projeção da plataforma da estação Dutra, da Linha 2-Verde
Projeção da plataforma da estação Dutra, da Linha 2-Verde (Tetra)

O Metrô de São Paulo finalmente deu início prático ao projeto de levar a Linha 2-Verde até o município de Guarulhos. Nesta sexta-feira, 4, o governo do estado publicou no Diário Oficial o decreto de utilidade pública dos terrenos necessários para implantar as estações Ponte Grande e Dutra.

As desapropriações somam 19 lotes com 81.674 m² e se localizam entre a divisa com a capital, próximo onde será implantado o Pátio Paulo Freire, e os bairros de Vila São Pedro, Vila Clotilde, Vila Hermínia e o Shopping Internacional, que fica às margens da Via Dutra.

A previsão de que as áreas em Guarulhos seriam desapropriadas foi antecipada pelo site em outubro. Com isso, o Metrô passará a contar com os terrenos necessários para concluir a expansão da Linha 2-Verde, que ao todo terá 13 novas estações. Dessas, oito estão em construção atualmente – Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Eles estão prometidas para 2026 em duas etapas de inauguração.

Já o trecho com cinco estações que levará de fato a Linha 2 até Guarulhos inclui Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, além do pátio de manutenção. As obras para construção das estações já possuem contratos assinados, porém, o Metrô suspendeu sua validade até 2023 por conta da falta de recursos financeiros.

Região onde o Metrô realizará as desapropriações para implantar as estações Dutra e Ponte Grande

A expectativa agora é que o futuro governador Tarcísio Freitas (Republicanos) possa liberar a execução desses contratos, mesmo que isso ocorra em fases. Isso porque os terrenos de estações como Penha de França e Tiquatira estão parcialmente liberados enquanto os demais ainda deverão passar por um processo de discussão de valores de indenização.

Em documentos internos, no entanto, técnicos do Metrô já manifestaram preocupação em levar a Linha 2-Verde até Guarulhos sem que a Linha 19-Celeste esteja pronta. O novo ramal ainda se encontra na fase de projeto básico e levantamentos topográficos e ambientais, ou seja, ainda deve levar algum tempo até que o governo decida como viabilizar sua implantação.

Previous Post
Estação Vergueiro (Jean Carlos)

Nenhum interessado apareceu para fazer oferta pelos “naming rights” da estação Vergueiro

Next Post

Governo do estado diz ter destravado licitação do Trem Intercidades para Campinas

Related Posts