Um descarrilamento de um trem de carga da MRS Logística afeta a operação da Linha 11-Coral na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro.
O descarrilamento ocorreu entre as estações Brás e Tatuapé afetando três das quatro vias operacionais das linhas 11-Coral e 12-Safira.
Segundo informações preliminares obtidas pelo site, a composição cargueira se acidentou nas proximidades da oficina de Roosevelt, próximo a estação Brás, comprometendo dois aparelhos de mudança de via.
A composição de carga da MRS carregava bauxita (minério de alumínio) para o interior de São Paulo. As equipes da CPTM e concessionária atuam para a solução do problema

Situação atual
A operação da Linha 11-Coral é de VELOCIDADE REDUZIDA. Os trens circulam entre as estações Estudantes e Luz. Entre Tatuapé e Brás os trens circulam em via singela com velocidade reduzida.
A CPTM solicitou 57 ônibus do sistema PAESE e a liberação das transferências na Linha 3-Vermelha em Itaquera e Tatuapé para melhor atender aos passageiros.
A operação da Linha 12-Safira é NORMAL. Os trens realizam viagens entre Calmon Viana e Brás normalmente.
O serviço Expresso Aeroporto (Aeroporto Guarulhos – Barra Funda) teve a OPERAÇÃO NORMALIZADA a partir das 7h.
A operação do Serviço 710 não foi afetada. A operação do trecho é NORMAL para o período.
Segue abaixo o posicionamento da CPTM sobre o ocorrido:
ATUALIZAÇÃO 6H40
“A circulação na Linha 12-Safira está em processo de normalização. Na Linha 11-Coral, os trens circulam em via única e maiores intervalos entre as estações Tatuapé e Brás. O Expresso Aeroporto volta a circular a partir das 7h.
Na madrugada desta quarta-feira (18/12), por volta das 2h10, um trem de carga da MRS Logística descarrilou na via 3, próximo à Estação Brás da CPTM, interferindo também nas vias 1 e 2, que já foram liberadas. A circulação de trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira iniciou com interdição parcial no trecho entre as estações Tatuapé, Brás e Luz, sem interferência no Serviço 710.
A CPTM solicitou 57 ônibus do Sistema Paese entre as estações Brás e Tatuapé, além da liberação das integrações com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, para atender aos passageiros do trecho. Técnicos da companhia atuam junto com a MRS Logística para a retirada dos vagões de cargas das vias e avaliação de possíveis danos causados. Não há registro de feridos. As causas do acidente serão investigadas pela CPTM e MRS.”