No ultimo dia 23, o Metrô de São Paulo tornou publica a licitação para a construção de um novo túnel ligando as estações Paulista da Linha 4-Amarela à estação Consolação da Linha 2-Verde. A integração é conhecida por ser uma das mais movimentadas do sistema e, com o aumento contínuo da demanda (freada temporariamente pela crise do COVID-19) uma nova intervenção se faz necessária. Vamos destilar as principais informações obtidas no edital e anexos para que possamos ter uma visão mais ampla sobre esse tema.
Justificativa
Não é de hoje que os passageiros veem e sofrem cotidianamente com a lotação no sistema metroferroviário. Essa é uma situação que não se limita apenas a lotação nos trens, mas também as famosas baldeações. Um dos gargalos mais importunos é o que existe hoje entre as Linhas 2 e 4 do Metrô. Basicamente composta por uma série de túneis, essa transferência vem enfrentando constantemente os problemas causados pela lotação, provocando desconforto aos passageiros.

Basicamente, podemos dividir o percurso entre as linhas em 3 segmentos. Partindo da estação Consolação encontramos o primeiro túnel com comprimento de 90 metros. Sua largura era compatível com 3 esteiras rolantes e uma rampa (há de se lembrar que as esteiras foram removidas da estação). O segundo túnel, já na área da Linha 4, possui 37,6 metros de comprimento sendo dotada de 3 escadas rolantes e 1 fixa. O último túnel possui 43,6 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, essa tem como final o mezanino da estação Paulista.
Um estudo encomendado pelo Metrô revelou que em 2015 o fluxo de passageiros na transferência era de 22.500 passageiros por hora, um número que na época já era responsável pela desconfortável “marcha dos pinguins”. A estimativa é e que em 2030 esse volume aumente em assustadores 50% do fluxo, atingindo um tráfego de 34 mil passageiros. É com esse cenário em vista que surge a inescapável necessidade de realizar uma obra dessa envergadura.
Obras
A construção do novo túnel será realizada utilizando dois métodos construtivos diferentes, o NATM (New Austrian Tunnelling Method) e o VCA (Vala a Céu Aberto). Esse ultimo será utilizado para a escavação do novo Poço de Ventilação contemplado no projeto.
Nas imagens a seguir podemos ver a planta e os cortes do projeto. Observe que ele está dividido em três segmentos. O primeiro túnel que sai da área da Linha 2, próximo a entrada das salas técnicas de Consolação e vai até o poço de ventilação. O próprio poço de ventilação, onde uma linha para contagem de passageiros será instalada, e por fim o segundo túnel, atingindo a estação Paulista da Linha 4-Amarela.


Ao total, o túnel deverá cerca de 90 metros de comprimento e vencerá um desnível de quase 5 metros em rampa máxima de 6%. É possível ver nas imagens a seguir os locais de onde serão escavados os túneis da nova transferência.
Além das próprias obras civis, a empresa que vencer a concorrência deverá realizar o remanejamento de estruturas elétricas na Linha 2-Verde, sendo elas: Tração, Média Tensão, Telecomunicações e Sinalização. Deverá haver também a instalação de sistemas de alimentação elétrica e telecomunicações para a Linha 4-Amarela.
Prazos
Um dos pontos mais importantes de qualquer projeto é o prazo. A entrega das propostas para a licitação está marcada para o dia 09 de março de 2021, lembrando que o critério de julgamento será o menor preço. O período do contrato é de 43 meses (3 anos e 7 meses), sendo 36 meses (3 anos) para execução das obras propriamente ditas.
Foi também divulgado uma tabela de datas marco com uma estimativa de como será o andamento do projeto. Vale destacar que alguns pontos do projeto só se iniciam após a ordem de serviço emitida, portanto algumas das datas foram acrescidas de suas respectivas OS. Confira as principais datas:
- Ordem de Serviço – Implantação da Obra Civil (200 dias)
- Impermeabilização/Revestimento Secundário do poço (200 dias + 205 dias)
- Shaft para remanejamento de cabos da Linha 2 (200 dias + 350 dias)
- Acabamento dos Túneis (200 dias + 505 dias)
- Paisagismo (200 dias + 795 dias)
- Ordem de Serviço – Projetos Executivos e Implantação de Sistemas (345 dias)
- Remanejamento de cabos da Linha 2 (345 dias + 270 dias)
- Comissionamento do Sistema de Alimentação Elétrica (345 dias + 545 dias)
- Comissionamento de Sistemas Auxiliar (345 dias + 545 dias)
- Comissionamento do Sistema de Telecomunicações (345 dias + 560 dias)
- Conclusão da implantação dos sistemas (345 dias + 590 dias)
Caso o contrato seja assinado ainda em março de 2021, o prazo máximo para entrega deste empreendimento será outubro de 2024. Considerando as previsões expostas pelo Metrô, de franco crescimento da demanda de passageiros que utilizarão a transferência entre Consolação e Paulista, a obra virá em momento oportuno trazendo alívio no gargalo hoje existente, além do conforto e segurança, garantias inegociáveis para os passageiros de todo o dia.