Para quem achava que a Linha 20-Rosa já tinha seu projeto definido pelo governo do estado, mais uma surpresa. O ramal de metrô também atenderá a futura estação ABC (Pirelli), que será construída na Linha 10-Turquesa e servirá de conexão para o VLT da Linha 14-Ônix.
A informação foi revelada pelo prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), após reunião com o secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos do governo Tarcísio.
“Durante a reunião, nos foi confirmada a chegada da linha 20 – Rosa do metrô até a Estação ABC/Pirelli, da CPTM, e também garantiram o início das obras do metrô pelo município de Santo André”, afirmou o prefeito, que assumiu o cargo no começo do mês no lugar do também tucano Paulo Serra.

A estação ABC é prometida há tempos como substituta da antiga parada Pirelli, que foi desativada há vários anos. Na época, a região passava por um período de decadência, mas desde então novos empreendimentos iniciaram uma revitalização do entorno.
Traçado mais longo ou alternativo?
A grande questão levantada pela chegada da Linha 20 até a nova estação é saber se o governo planeja estender o ramal por mais alguns quilômetros a partir da estação Santo André (atual terminal no ABC) ou se há um novo traçado sendo desenhado.
A Linha 20-Rosa originalmente iria até a estação Afonsina, na divisa de Santo André e São Bernardo, onde haveria uma ligação gratuita com a Linha 18-Bronze, cancelada pelo ex-governador João Doria em 2019.

Sem o ramal de monotrilho, o Metrô mudou o projeto para ligá-lo com a Linha 10-Turquesa. Inicialmente se previa uma ligação com a estação Prefeito Saladino, mas o trajeto redesenhado levou a Linha 20 até a estação Santo André, onde há o terminal de ônibus do Corredor ABD/São Mateus.
O benefício de levar a Linha 20 até a região da antiga estação Pirelli vai além de conectá-la com o VLT que fará parte da concessão da Linha 10.
Pode ser uma alternativa para implantar um grande pátio de manutenção para o ramal metroviário já que o terreno onde o Metrô previa erguer essa estrutura (antiga fábrica da Rhodia) será um centro logístico, já em construção.
MetrôCPTM questionou a Secretaria de Parcerias em Investimentos e atualizará este artigo quando receber uma resposta.
Se sair , vai ser em 2050 ou 2060 , ou em outra geração.
Algo que fico pensando é: Apesar de comentários sarcástico de outros usuários, espero que a linha realmente seja inaugurada, e que se for para chegar na futura estação ABC, que seja bem vinda, porem, sendo uma promessa de um prefeito, fica difícil de acreditar que realmente a linha 20-rosa seja estendida até a estação ABC, e ainda mais vindo de um politico do #PSDBOSTA, fica mais difícil ainda de se acreditar, enfim, espero que isso aconteça, mas só vai acontecer se o povo também começar a cobrar os políticos, e não fazer como esse comentário acima, que só desdenha ou satiriza uma iniciativa que vai ajudar milhões de usuários.
A conexão faz muito sentido até que demoraram pra notar isso. O mesmo vale pra Linha 16 terminando em Oscar Freire e não em Teodoro Sampaio.
Espero também que percebam a Linha 22 Marrom não fará sentido começar em Sumaré (Linha 2-Verde). Poderia ir até Marechal Deodoro da Linha 3 Vermelha ou Bom Retiro (essa ultima não sei se tecnicamente é viável) pra fazer um Hub com outras linhas que vão passar lá.
Em matéria neste site em 5 de janeiro de 2025 “Gestão Tarcísio já ultrapassou à metade do mandato sem inaugurar nenhuma nova estação na rede metro ferroviária”!?
Projetos abstratos em papel existem as dezenas, não existindo responsabilidade alguma, uma vez caso se realize revisões terão que ser obrigatórias, pois parte da população não esclarecida, pois está entorpecida e é levada a achar que tudo aquilo acontecerá, só que não.
Mas há quem continua acreditando no “terraplanismo”, e que gastos de 500 bilhões só em transporte, fora o resto que ainda virá, como esta inútil intenção de construção e transferência da sede atual do Palácio governamental dos Bandeirantes no Morumbi para o antigo Campos Elíseos que a pretexto de centralizar as secretárias com economia de transportes, se esquecendo que estamos na era da informática, ignora a dívida atual crescente de R$ 281 bilhões além da questão da Favela do Moinho que é um conhecido local comprovado das múltiplas contravenções e que fica menos de 1km de lá, que poderia ser um grande “hubber” ferroviário estratégico, o mesmo ocorreu com aquele local na Barra Funda onde está localizado um museu e o pátio do Pari transformado em feirinha.
Também serão múltiplos projetos em papel para outra gestão se virar para explicar. No caso de Tarcísio, dirá que foi o idealizador de tudo sem ter feito absolutamente nada.
“É tão fácil um homem enganar-se a si mesmo sem o perceber, como é difícil enganar os outros sem que eles o percebam” La Rochefoucauld