Estação Adolfo Pinheiro tem comunicação visual renovada

Inaugurada em 2014, parada da Linha 5-Lilás agora conta com placas que seguem o padrão estabelecido para as empresas do setor metroferroviário
Nova comunicação de Adolfo Pinheiro (Jean Carlos)

A estação Adolfo Pinheiro foi a primeira entregue na segunda fase da Linha 5-Lilás pelo Metrô. Desde 2014, a estação se manteve praticamente igual, principalmente quanto a comunicação visual que já apresentava padrões novos em comparação ao restante da rede.

Depois de quase 10 anos a estação é a primeira da Linha 5-Lilás a receber o novo padrão de comunicação visual unificado. Os mesmos investimentos que podem ser vistos nas Linhas 8 e 9 agora também fazem parte da realidade da estação Adolfo Pinheiro.

Estivemos recentemente na estação para conferir algumas destas mudanças e tentar comparar com os antigos modelos. A mudança nas placas ocorreu ao longo de toda a estação. Na linha de bloqueios novas placas com os acessos e a localização das bilheterias facilitam a visibilidade por parte dos passageiros.

Na área paga, antes de acessar as plataformas o passageiro pode localizar outra placa nova que indica o destino de cada plataforma, bem como a existência de escadas rolantes e elevadores.

O padrão de cores se manteve o mesmo, mas agora apenas duas delas são utilizadas. O lilás correspondente da Linha 5 e o branco que dá forma aos pictogramas e letras.

Painéis de informações e o mapa da estação também foram alterados. Algumas informações dentro da estação ainda são do período Metrô e não foram atualizadas.

A tendência é que ao longo dos meses a comunicação visual nas estações possa ser gradualmente atualizada. A padronização das informações tem a capacidade de tornar a viagem dos passageiros mais fácil e intuitiva.

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5 comments
    1. Ai o padrão antigo era tão mais bonito… Se for assim então que ajeitem a linha toda, e também tirem aquelas placas brancas horríveis da linha azul

  1. A CPTM alterou algumas placas em Suzano, como o mapa do sentido da linha e mapa geral, mas a comunicação visual segue o padrão vermelho da CPTM.

  2. A CPTM poderia fazer essa padronização iniciando pela L13 e suas 3 estações. Principalmente em Goulart que teve uma alteração de sinalização simplória e branca, lembrando algumas estações da L1.

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