A nova e reformada estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi, da CPTM, será inaugurada nesta segunda, 31, através de um evento virtual por meio das redes sociais para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da estatal, Pedro Moro, em resposta a um seguidor em sua conta no Instagram, a abertura ao público da estação ocorrerá somente no dia seguinte, 1º de setembro, terça-feira. “O evento será virtual, em razão da pandemia, a estação será aberta ao público no dia 01/9 na operação comercial”, afirmou.

A nova infraestutura recebeu a licença ambiental de operação da Cetesb na semana passada, um dos últimos passos necessários para que o empreendimento possa ser aberto após anos de espera pela população da região – desde a licitação até a entrega da estação foram mais de 10 anos de espera.

Pedro Moro Facebook – Linha 7 Rubi Estação Francisco Morato

A nova parada contrasta com as demais da Linha 7 por contar com plataformas espaçosas, total acessibilidade e cobertura integral. Haverá também integração com o terminal de ônibus da cidade.

Com 6 mil m² de área, o novo projeto exibe enorme contraste com a estrutura original e a estação provisória, bem mais acanhadas e antigas. No entanto, para muitos dos quase 500 mil usuários diários da Linha 7 a situação continuará a mesma do passado. Entre as 19 estações que compõem o ramal, apenas outras duas foram reformadas como Francisco Morato, a estações Franco da Rocha e Vila Aurora.

Esta será a única inauguração da malha metroferroviária em 2020. Outras duas estações que estão na reta final de obras, Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda, e Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, só devem ser abertas no ano que vem.

 

 

Leia no Lulica
Insônia, aumento de apetite, problemas de visão 29/9/2020