Estação Guaianases terá plataformas unificadas após concessão

Parada receberá quatro escadas rolantes e três novos elevadores. Linha de bloqueios será ampliada para acompanhar o aumento da demanda no futuro
Estação Guaianases da Linha 11 (Jean Carlos)
Estação Guaianases da Linha 11 (Jean Carlos)

A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade trará melhorias importantes para algumas estações. Em Guaianases haverá a unificação das plataformas e novas escadas rolantes.

O Empreendimento EST 009 – Reforma da Estação Guaianases deverá promover uma série de ações para melhorar o fluxo de passageiros e as futuras mudanças operacionais.

Atualmente a Estação Guaianases tem área de 23,5 mil m² com demanda estimada em 72,4 mil passageiros por dia.

Estação Guaianases (SPI)
Estação Guaianases (SPI)

Melhorias

Dentre as principais melhorias no ambiente externo estão adequações para acessibilidade como rebaixamento de guias, pintura de faixas para pedestres, e ampliação de baias para ônibus.

Um novo bicicletário deverá ser implantado na estação permitindo assim a intermodalidade.

O acesso central da estação deverá ganhar um novo elevador, permitindo a entrada dos passageiros que possuam alguma restrição de mobilidade.

Nos ambientes internos estão previstas uma série de mudanças. A SSO deverá ser deslocada de local para que seja realizada a ampliação da linha de bloqueios que contará com mais acessos, incluindo aqueles com acessibilidade.

Dentro da estação serão removidas as rampas, sendo trocadas por escadas fixas. Quatro novas escadas rolantes serão implantadas na estação em substituição às escadas fixas existentes.

Para permitir a acessibilidade dos passageiros serão implantados dois novos elevadores.

Estação Guaianases - Lista de melhorias (SPI)
Estação Guaianases – Lista de melhorias (SPI)

No futuro também está prevista a unificação das plataformas em uma unica área de embarque com 19,5 metros de largura. A via central será removida.

No futuro o serviço Expresso Leste deverá ser estendido até Suzano com redução de intervalos, desta forma a Estação Guaianases será atendida por apenas duas plataformas de maior dimensão.

A estação deverá receber melhorias internas para os funcionários, reparos pontuais em sistemas e infraestrutura e adequação das rotas táteis. A comunicação visual será adequada aos padrões mais atuais.

Estação Guaianases - Lista de melhorias (SPI)
Estação Guaianases – Lista de melhorias (SPI)

concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:

5 comments
  1. Isso tem nomes, entre os quais chantagem e coação. Quer dizer, as melhorias necessárias para o bem-estar da população usuária da estação já estão devidamente mapeadas pelo poder público.

    Porém, só sairão do papel se tudo for entregue para a sanha do capital privado, o que interferirá inclusive no preço aumentado das tarifas do transporte. A fim de angariar alguma simpatia do público para a privatização das linhas, condicionam as reformas à sua concessão, que visará, tão-somente, ao lucro dos acionistas de capital privado (em geral estrangeiros). Resultará num transporte piorado e mais caro nos próximos anos, tudo contra os interesses e o bem-estar da população.

    É uma pena que a população de São Paulo esteja tão maltratada que aceite tantos abusos privatistas por parte do entregador Farcísio de Tretas, o amigo dos amigo$.

  2. A estação de guaianases espera por escadas rolantes lá tem uma escada cansativa não só pra pessoas que são idosas e com mobilidade reduzida como hoje um rapaz subindo de moletas e outro de gaiola nas pernas mas também as pessoas que estão com criança de colo grávida e pessoas saudáveis a anos esperando por um tratamento melhor já que lá além da super lotação que fingem não ver e não saber ignoram o básico que todas estações tem

  3. Remover a via central de guaianazes? Ela é muito util para os trens adicionais – o tal loop interno do horário de pico. Alargar as plataformas pode ate ser bom, mas nao me parece uma boa ideia remover essa via central. Vai terminar de lascar a estacao nos horarios de pico.
    Sera que sem projetou a alteração ja usou essa linha no horario de pico?

    1. Não são trens adicionais. Isso não existe em nemhuma linha. Esses trens estão dentro da programação da oferta máxima de pico da Linha 11 (para o trecho entre Guaianases e Luz), que é de até 17 trens por hora e por sentido (3,5 min de intervalo entre eles). No trecho da L11 fora da cidade de S. Paulo, a oferta é de exatamente metade disso (já que 50% dos trens retornam de Guaianases e, de forma alternada, os outros 50% percorrem toda a linha). Ou seja, nas cidades do Alto Tietê, entre Ferraz e Mogi, são 7 min de intervalo, o que dá 8,5 trens passando por hora e por sentido, ou, na prática, 8 trens programados a cada 56 min em cada sentido da linha, ou ainda 9 trens por sentido a cada 63 min.

      Sobre o loop interno, no futuro, ele será estendido até Suzano, passando a ser Barra Funda–Suzano.

      Mas isto não impede que, no pico da manhã, trens saiam vazios (sem prestar serviço) de Suzano e só iniciem serviço, por exemplo, a partir de Ferraz, o que ajudaria Guaianases também.
      Também tem previsão de redução de intervalo na linha.
      Mas, ainda assim, é possível que Guaianases em si seja sim um pouco prejudicada com o fim dos trens chegando e partindo vazios desta estação.
      Porém, quem estiver entre Ferraz e Suzano será muito mais bem servido do que hoje, tanto no pico da manhã como no do tarde.

      Inclusive, também nada impede de partir trens vazios, no pico da tarde, da Barra Funda direto para a Luz, abrindo as portas para embarque somente nesta estação centenária.

      1. Claro que existem trens adicionais e em todas as linhas.

        Unificar as plataformas em Guaianases significa diminuir a oferta de trens adicionais no trecho.

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