Estação Jardim Colonial estreará como ‘extensão operacional’

Avatar
Prevista para ser inaugurada no segundo semestre, nova estação da Linha 15-Prata deverá operar separada do serviço atual por conta da falta de aparelho de mudança de via para os trens
Estação Jardim Colonial (CMSP)

Uma das estações programadas para ser entregue em 2021, Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, deverá começar a funcionar separada do restante do ramal. A informação foi sugerida pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, em seu perfil no Instagram.

Ao responder a um questionamento de um seguidor, que desejava saber se Jardim Colonial seria inaugurada com o aparelho de mudança de via, Silvani revelou que “a entrega dessa estação, não depende do término da área de manobra”.

De fato, em outras ocasiões, o executivo afirmou que as obras de construção da extensão da via após Jardim Colonial, a cargo do consórcio CEML, têm previsão de entrega apenas em 2022. Na prática, isso significa que não haverá meios técnicos de os trens da Linha 15 seguirem direto de Vila Prudente até a nova parada.

Isso ocorre pelo fato de que São Mateus, embora tendo duas plataformas e três vias, não possui um aparelho de mudança de via após a estação, também chamado de ‘track-switch’. Essa estrutura só existirá após Jardim Colonial.

Ou seja, os usuários do ramal continuarão embarcando e desembarcando pelas portas centrais da estação São Mateus, como fazem hoje. De lá tomarão outro trem que seguirá por uma das vias até Jardim Colonial, numa espécie de extensão operacional provisória – veja ilustração abaixo.

Trata-se, no entanto, de uma atribulação provisória, até que o novo trecho seja concluído. A partir daí, a Linha 15 poderá inclusive implantar estratégias de ‘loopings’, quando alguns trens partirão de São Mateus enquanto outros virão de Jardim Colonial. No futuro, com as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego prontas, esse tipo de operação deverá ser comum em horários de pico.

Como deverá ser a operação até Jardim Colonial

Obras em bom ritmo

Em vídeos recentes, tanto do Metrô quanto do canal iTechdrones, as obras da estação continuam a mostrar um bom avanço. Os acessos estão já estão tomando sua forma final e as escadas rolantes começaram a ser instaladas. A iluminação da plataforma também estava sendo instalada assim como parte do piso.

Em breve, Jardim Colonial deve ter suas duas passarelas instaladas assim como os elevadores e portas de plataforma.

Total
38
Shares
1 comment
  1. Gostaria de saber, como funcionará as contratações para a estação Jardim colonial ” ex bilheteria” por onde devemos nos inscrever!

Comments are closed.

Previous Post

Doria veta projeto de lei para reconhecimento facial no Metrô e CPTM

Next Post
Túnel da Linha 5: silencioso, local está à espera de mais de meio milhão de passageiros

Após mais um adiamento, licitação da Linha 19-Celeste acumula um ano de atraso

Related Posts