Estação Mendes-Vila Natal é inaugurada com homenagem desnecessária

Plataforma da estação Mendes-Vila Natal (GESP)

O governador João Doria inaugurou simbolicamente na manhã da terça-feira, 10, a estação Mendes-Vila Natal, da Linha 9-Esmeralda.

No entanto, a nova estação começará a atender a população apenas a partir do dia 11 de agosto, entre 10h às 13h, com intervalos de 20 minutos entre cada partida. O serviço será gradualmente expandido, mas o governo não detalhou quando nem como.

A novidade do evento, que não contou com viagem até Grajaú, ficou por conta de uma declaração de Doria que pretende mudar o nome da estação para Bruno Covas, em homenagem ao prefeito de São Paulo que faleceu neste ano devido a um câncer.

“Quando nós começamos a obra, o Bruno estava conosco. Ele não está presencialmente hoje, mas ele está espiritualmente. Então, esta estação vai levar o nome do Bruno Covas, pro nosso orgulho, orgulho da sua família, orgulho de São Paulo, orgulho de seu avô, de seus pais, de seu filho, Tomás, que começa a trabalhar essa semana conosco. Bruno, esta homenagem é pra você que está aí em cima. E aqui embaixo, o povo estará utilizando a estação Bruno Covas”, afirmou.

Doria deve enviar a Assembleia Legislativa um projeto de lei para alterar o nome. Caso aprovado pelos deputados estaduais, irá para sanção do governador.

A medida, no entanto, é completamente fora de propósito. Por melhor que seja a intenção, o nome do ex-prefeito não tem relação nenhuma com a região como nome de rua ou bairro próximo a estação, o que é determinante para um nome de estação.

Além disso, haverá custos adicionais para adequar as placas novas com o novo nome. Caso já haja mapas com o nome da estação Mendes-Vila Natal, haverá a troca também.

Há formas mais efetivas e justas de homenagear uma pessoa de projeção que faleceu e certamente não é batizando estações.

Bloqueios e bilheteria da estação Mendes-Vila Natal (GESP)

Inauguração com viés eleitoral

Como este site previa, a abertura da estação Mendes-Vila Natal ocorreu por conta do “calendário eleitoral”. Tudo leva a crer que o novo trecho não está pronto na parte de sistemas, por isso o horário de funcionamento bastante limitado (3 horas apenas em períodos de baixo movimento).

O intervalo de 20 minutos é outro ponto que reforça essa impressão. É tempo mais que suficiente para que um trem apenas, isolado do carrossel normal, vá e volte pelos cerca de 2,5 km de vias de forma manual.

Embora seja sempre necessário iniciar esse tipo de operação de forma mais gradual fato é que a CPTM poderia ter esperado mais um tempo para integrar Mendes-Vila Natal ao sistema de sinalização e disponibilizar viagens conectadas ao resto da linha. Mas, pelo visto, pesou o fator político no cronograma do projeto, que já está vários anos atrasado.

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