A partir deste sábado, 18, a estação Moema da Linha 5-Lilás passará a ter cobrança de tarifa, informou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A parada também funcionará aos domingos já neste fim de semana. Apesar dos indícios, não se trata da operação comercial plena, ou seja, ela só estará aberta das 9 horas às 16 horas como hoje.

Inaugurada em abril, a estação Moema foi a última aberta na segunda fase de expansão. Mas, ao contrário da anterior Eucaliptos, ela permanece com horário restrito desde então, com apenas uma ampliação de horário em junho.

Atualizado às 19h24 – Com a cobrança tarifária não será preciso mais ir até a linha de bloqueios para sair e então voltar a embarcar, mas a troca de trens continuará ocorrendo, ao contrário do que havia sido informado no comunicado de imprensa nesta manhã. Ou seja, os passageiros descerão em Eucaliptos e mudarão de plataforma seja sentido Moema ou Capão Redondo.

Na nota da STM há a promessa de que “o horário de operação desse trecho será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, como no restante da linha e rede metroviária”. O site, no entanto, apurou que a estação AACD-Servidor deverá ser inaugurada até o final de agosto. Ou seja, é possível que o início da operação comercial em Moema já seja um prenúncio da operação assistida da nova estação, que fica ao lado de três hospitais importantes.

Entrada principal de AACD-Servidor: próxima inauguração em agosto? (Metrô)