Estação Palmeiras-Barra Funda já começa a receber placas das linhas 11-Coral e 13-Jade

Estação deverá receber o atendimento do Expresso Aeroporto no segundo semestre deste ano. Obras de sinalização e energia irão viabilizar a chegada da Linha 11-Coral posteriormente
Estação Palmeiras-Barra Funda já começa a receber placas da Linha 13-Jade (Jean Carlos)
Estação Palmeiras-Barra Funda já começa a receber placas da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

A estação Palmeiras-Barra Funda já está recebendo a nova comunicação visual em suas plataformas que indicam os futuros pontos de parada das Linhas 11-Coral e 13-Jade.

As novas placas indicativas, que estão sendo implantadas nas plataformas 7/8 e 9/10, fazem parte da licitação de reforma da estação que receberá as duas linhas em breve. O site registrou as mudanças nesta semana.

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A Linha 13-Jade deverá ser a primeira a chegar à estação, com previsão de atendimento a partir do segundo semestre deste ano. Com isso o Expresso Aeroporto passaria a partir da estação Palmeiras-Barra Funda antes de fazer sua parada na estação Luz.

A Linha 11-Coral ainda deverá aguardar mais tempo até que faça seu atendimento em Barra Funda. A CPTM trabalha em duas licitações que podem viabilizar o atendimento adequado à parada.

Por um lado estão as melhorias no sistema de sinalização entre Luz e Barra Funda que poderão propiciar redução dos intervalos compatíveis com o praticado hoje na Linha 11-Coral. Outro projeto é a construção de uma nova subestação que dará subsídio energético para a operação dos trens.

A estação está em constante melhoria que já contou com troca de piso em todos os ambientes. O layout da estação também será alterado, bem como novos equipamentos, como escadas rolantes e elevadores, foram instalados para a melhoria do fluxo de passageiros.

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13 comments
  1. Por que já não colocaram como novo padrão de identidade visual? A própria CPTM está atualizando em estações antigas como Antonio Gianetti Neto, não faz sentido não aplicar em uma estação “nova”.

    1. Lucas, boa noite!

      O contrato para as obras previu a confecção de comunicação visual por parte da empresa contratada. Na época o padrão que vigorava era o antigo e este acabou sendo adotado. Nesta matéria temos a previa de uma das placas que será adotada na estação.

      https://www.metrocptm.com.br/cptm-investira-r-48-milhoes-para-reativar-plataformas-da-estacao-palmeiras-barra-funda/

      As mudanças de comunicação visual recentes em algumas estações são realizadas pela CPTM com material próprio. Mas, certamente este ajuste na licitação poderia ter sido feito.

  2. vai piorar para quem vai para o ABC, agora vai direto Barra Funda para Rio grande da serra, depois das mudanças terá que ser feito baldeação, só vai complicar

  3. Boa… essas placas devem estar guardadas há uns 3 anos no mínimo… vai ficar lá por uns meses pra depois serem trocadas de novo… oh CPTM.. me ajuda a te ajudar!

  4. Desde 2010/2011 eu ouço que a linha 11 vai parar na Barra Funda, o que pra mim faz todo o sentido por que divide todo o fluxo. parece que agora realmente vai… aguardando cenas dos próximos capítulos

  5. Eu não só ouvia como eu lia que desde 2001 e 2002 a Linha 11-Coral iria até Barra Funda pelo Projeto Integração Centro e que a partir de 2004 isso seria uma realidade, acompanhei tudo isso desde o início das obras dos saguões subterrâneos na Luz e o túnel sob a Rua Mauá de acesso às linhas 01 e 04 em março de 2001, até abril de 2004. Quando o Expresso Leste que só tinha a Série 2000 como frota e no Padrão Metropolitano chegou até Luz em novembro de 2003, pouco antes do término das obras, eu acreditei que a partir dali eu veria a Linha 11 em Barra Funda, ainda era denominada Linha E e isso ajudaria a desafogar o trecho central da Linha 03-Vermelha na ligação Leste-Oeste, até porque estavam previstas também as linhas 10 em Barra Funda e as linhas 07 e 08 no Brás.
    A CPTM não conseguiu conciliar todas essas linhas usando Luz somente como passagem e com intervalos de três minutos entre um trem e outro porque não adequou a infra e superestrutura das vias, nem os sistemas de sinalização e energia e temos o que temos até hoje, claro que o serviço 710 alivia, mas será extinto e agora o negócio será adequar as linhas 11 e 13 em Barra Funda, não tem outro jeito!

  6. O serviço 710 irá acabar devido a privatização da linha 7, que já está agendada para o segundo semestre deste ano.

  7. enfim..ja nao era sem tempo…esperamos que pra esse segundo semestre ainda !
    e quem sabe num futuro..a estação caldeiras- depois da barra funda e bom retiro – para desativar a julio prestes

  8. O bom da chegada no próximo século da linha 11 a Barra Funda é que os manés (homens e mulheres) que ficam atrapalhando a entrada dos outros no trem vão ter de ir para lá se quiserem vir sentadinhos no trem.

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