Estação Penha da Linha 11-Coral deve receber cobertura em breve
Sobrevoo de drone revela trabalhos avançados nas plataformas do ramal de trens metropolitanos
A Linha 11-Coral ganhará uma nova estação e ponto de conexão a partir de 2028 na estação Penha, como já cobrimos aqui no MetrôCPTM.
A futura parada sendo está construída ao lado da estação da Linha 3-Vermelha do Metrô, mas faz parte do escopo de implantação da extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos.
A razão é que o Metrô implanta um acesso subterrâneo à futura estação da Linha 2 e com isso foi preciso desviar o leito ferroviário da Linha 11 para escavar o túnel que levará os passageiros entre os dois ramais.
Escadas de acesso para a ligação com a Linha 2-Verde (iTechdrones)
A despeito de o complexo ainda estar um tanto longe de ser inaugurado, o trabalho tem evoluído bem. Imagens do canal iTechdrones nos mostram que a plataforma já está praticamente pronta e com pilares instalados.
A plataforma deverá receber uma cobertura metálica sobre ela, talvez até semelhante à existente na estação Penha da Linha 3. Há seis anos, o site publicou projeções do projeto, mas não está claro se esse layout foi mantido.
Passarela que fará a ligação com as linhas 11 e 3
Enquanto a ligação Linha 2-Linha 11 será subterrâneo, o transbordo entre as linhas 11 e 3 será por uma passarela, como mostra uma dessas ilustrações.
Embora pareça uma novidade, a estação Penha da Linha 11 já existiu anteriormente, mas com outro nome, Carlos de Campos, e que acabou desativada pela CPTM com a implantação do Expresso Leste nos anos 2000.

