Estação Piqueri será reconstruída e contará com pátio para o TIC

Estação Piqueri deverá ser reconstruída (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A PPP do TIC Eixo Norte trará uma série de requalificações nas estações da Linha 7-Rubi, entre elas está a estação de Piqueri que será completamente reconstruída. A nova estação contará com uma nova plataforma central, acessos acessíveis e um novo espaço dedicado para a manutenção dos trens do serviço TIC.

A estação Piqueri teve seu prédio inaugurado no ano de 1975, ainda durante a gestão da antiga Rede Ferroviária Federal. Naquele período as estações não foram projetadas levando em conta o fator acessibilidade, de forma que até os dias de hoje a estação possui apenas escadarias como forma de acesso.

A grande novidade para os passageiros da região é a intenção de reconstrução completa da estação de forma que o novo prédio possa atender todas as normas vigentes de acessibilidade, e estar dentro dos padrões esperados para uma estação moderna.

Projeto da nova estação Piqueri (STM)

A nova parada será construída em plataforma central. Os acessos de ambos os lados da via férrea serão reformulados e contarão com escadas fixas e rampas para a locomoção de passageiros com mobilidade reduzida. Esses acessos estarão ligados a uma passarela pública que permitirá a travessia de passageiros e cidadãos de forma segura.

O mezanino será instalado próximo à parte central da passarela e contará com uma nova linha de bloqueios, bilheteria blindada e SSO. Na área paga o passageiro vai dispor de escadas e de um elevador para chegar até a plataforma. Na área de plataforma estarão dispostos os sanitários da estação, além de um depósito que será utilizado na operação da estação.

A concessionária poderá explorar a estação comercialmente captando receitas acessórias. Segundo o projeto inicial, algumas áreas na passarela serão dedicadas para o aluguel de espaços que poderão abrigar pequenas lojas.

Antes da reconstrução da estação, a CPTM fará a adequação do acesso da rua José Peres Campelo através da implantação de uma rampa de acesso. Ao mesmo tempo, a MRS irá realizar a segregação de sua linha de carga nas proximidades da estação.

Com a reconstrução da estação uma grande área estará disponível na faixa de domínio. Neste espaço é previsto a instalação do pátio e estacionamento de Piqueri com espaço para até 4 trens do TIC de até 300 metros de comprimento. 

O site está fazendo uma análise dos principais investimentos previstos nas estações da Linha 7-Rubi com a PPP do TIC. Abaixo listamos os artigos já elaborados.

Previous Post

Metrô irá substituir pisos de nove estações da Linha 3-Vermelha

Next Post

Enquanto obras seguem em suspense, Linha 15 tem terrenos desapropriados até Jacu Pêssego

Related Posts