Se é preciso apresentar uma prova da rapidez com que uma obra pode chegar nas mãos da iniciativa privada basta visitar o canteiro da estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja.
A futura parada, que será aberta em 2025, é a mais adiantada das 15 previstas e por uma razão prática: ela será a primeira a receber a visita da tuneladora sul, que iniciou as escavações dos túneis do ramal em dezembro.
Por isso, a Acciona, empresa que assumiu a Parceria Público-Privada (PPP) junto ao governo do estado, decidiu utilizar um método de escavação mais ágil, o VCA Invertido. Nele, após a concretagem das paredes diafragma, é feito uma laje no nível da superfície que serve como anteparo para permitir a retirada de terra sem necessidade de tirantes como no método VCA tradicional.

A construtora espanhola abriu uma rampa numa das laterais do terreno para agilizar a entrada e saída de caminhões com material escavado. O resultado é que cerca de um ano após a retomada das obras, o panorama em Santa Marina é de impressionar.
Imagens recentes disponibilizadas pela Acciona mostra o interior da estação na cota mínima de profundidade, já com parte da laje de fundo concretada. A empresa deve concluir esse trabalho entre sexta-feira (7) e sábado (8), segundo comunicado divulgado por ela.
Para quem não sabe, a laje de fundo servirá como uma “canaleta” por onde o tatuzão será arrastado até a parte sul da estação, onde retomará a escavação em direção à São Joaquim. A chegada do shield deve ocorrer por volta de março ou abril deste ano, após uma breve parada no SE Aquinos, poço do outro lado da Marginal Tietê.
Após sua passagem, a Acciona poderá finalizar a construção da estação Santa Marina, embora tenha bastante tempo para isso.
