As obras de extensão da Linha 9-Esmeralda até a estação Varginha estão prosseguindo e, apesar das promessas de entregá-las até o final de 2022 não terem sido cumpridas, os esforços para o avanço físico do empreendimento é positivo.
O site foi até o extremo sul da cidade para acompanhar o andamento das obras da estação e também da área que será destinada para o estacionamento de trens.
O corpo principal da estação, contemplando mezanino e plataforma, está praticamente concluído. Ainda é possível observar algumas partes da alvenaria da estação sendo complementadas.
Os telhados estão aparentemente finalizados e dispostos num formato diferente que aproveita mais a luz ambiente. Em vários locais era possível observar serviços de acabamento.
Dentre estes serviços estão a instalação da comunicação visual da estação, que já conta com suas primeiras placas, a maioria delas indicando o destino das plataformas, que neste caso é a estação Osasco, a inicial da Linha 9-Esmeralda.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A via permanente, ou seja, o conjunto de trilhos, dormentes, fixações e lastro já estão implantados nas duas plataformas e no trajeto próximo a estação. Na região de Mendes os trilhos também foram instalados.
Ainda será necessário realizar o nivelamento da via antes da passagem de trens. O sistema de alimentação por rede aérea teve os postes implantados, mas ainda sem qualquer tipo de cabeamento.
O sistema de sinalização deverá ser um dos últimos a serem implantados. Isso permitirá o tráfego seguro dos trens na região além do comando pelo CCO dos aparelhos de mudança de via.
Ao fundo da estação estão sendo executados trabalhos no novo pátio para estacionamento de trens, além de um trabalho de perfuração que envolve o novo viaduto da avenida Paulo Guilguer Reimberg.
O canal iTechdrones mostrou recentemente um pouco do novo pátio e também de alguns outros destaques como ruas que estão sendo construídas e também os AMVs implantados antes da estação.
