A Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, embarcou pouco mais de 9,4 mil passageiros em seu primeiro mês de funcionamento, completado no final de fevereiro.
O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, que passou a fazer a gestão das linhas concedidas à iniciativa privada.
A nova parada foi aberta no dia 27 de janeiro em operação assistida bastante limitada. Os usuários só têm acesso a ela das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira.
A viagem, embora gratuita, é feita com apenas um trem desconectado do carrossel do ramal. Ou seja, é preciso desembarcar em Mendes-Vila Natal e então efetuar o pagamento da passagem para seguir viagem.
O intervalo de partida do trem também é bem mais elevado que o praticado na Linha 9: em vez de 5 minutos em média, ele parte a cada 15 minutos.

Demanda de 50 mil passageiros por dia
Após a primeira fase, o governo e a ViaMobilidade, que opera o ramal, poderão elevar o período de funcionamento, mas a operação plena dependerá de alguns fatores.
Entre eles estão os testes com os sistemas, a disponibilidade de trens e também o fornecimento de energia elétrica. Há algum tempo, a CPTM, que foi responsável pela implantação, previu que a operação assistida levará 12 meses.
Quando estiver funcionando plenamente, Varginha deverá atrair cerca de 50 mil passageiros em dias úteis e ser uma das mais movimentadas do ramal.
Para que isso ocorra ainda faltam ser concluídos o acesso oeste e o novo terminal de ônibus ao lado da estação.