Estação Varginha já está com cara de pronta, mas e a inauguração?

Mais nova estação da Linha 9-Esmeralda foi flagrada em vídeo com poucas pendências e viário do entorno liberado. Governo prevê entrega neste semestre
Estação Varginha em 3 de fevereiro (iTechdrones)

Se a gestão passada, do então governador João Doria (na época no PSDB), preferiu entregar a estação Mendes-Vila Natal às pressas, antes que sistemas e obras importantes estivessem prontas, o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) parece ter mais paciência em inaugurar a futura Estação Varginha, da mesma Linha 9-Esmeralda.

Parceiro do site, o canal iTechdrones visitou o canteiro de obras da estação há cerca de uma semana e o que se viu foi um projeto praticamente pronto.

Faltam, evidentemente, partes fundamentais para que Varginha opere de forma plena como a extensão das vias até o estacionamento de trens ao sul e o acesso oeste, mas em outras ocasiões o governo do estado não pensou duas vezes em abrir estações ainda cheias de pó e trabalhos a fazer.

Varginha, ao contrário, tem um acesso pronto, viário já liberado e toda a parte de infraestrutura de vias supostamente concluída. Obviamente há outros aspectos que um sobrevoo de drone não revela, mas não há dúvida que a CPTM, que gerencia o projeto, não está com pressa de entregá-la de qualquer jeito.

Se for isso, é uma boa notícia. A inauguração fictícia de Mendes-Vila Natal em agosto de 2021 só serviu na época de “palanque eleitoral” para Doria, então obcecado com a candidatura à presidência nas eleições de 2022. Até mesmo uma homenagem desnecessária ao falecido prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi feita no local.

No entanto, operação de fato só foi ocorrer quase um ano depois, em julho de 2022, quando se encerrou o “bate-e-volta” de um trem a 10 km/h até Grajaú. Logo se viu que a nova estação possuía uma demanda imensa, hoje na casa de 25 mil pessoas por dia.

Espera-se até mais de Varginha, que contará com um novo terminal de ônibus vizinho e atenderá a uma região carente de transporte de qualidade.

Terreno onde será construído o novo terminal de ônibus (iTechdrones)

Novas frentes de trabalho

De fato, como se pode ver nas imagens e no vídeo, a CPTM poderia esperar para concluir a parte da via após a estação e isso parece estar sendo feito já que o terreno foi limpo.

Já o acesso oeste, necessário para facilitar a chegada e saída da estação, deverá demorar a ser feito. Somente agora a área desapropriada recebeu a terraplanagem.

Com o trabalho finalizado em sua maior parte, o benefício para os passageiros será maior já que o período de operação assistida poderá ser mais curto, sobretudo se os trens não interferirem nas obras.

Em Mendes, um viaduto ferroviário ao sul teve que ser construído enquanto a pseudo-operação assistida ocorria, obrigando a maiores restrições no trecho.

Não há previsão de inauguração precisa, mas tudo indica que Varginha abrirá ainda neste semestre.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. A demora dessa obra também tem propósito eleitoreiro. Tarcisio anunciou apoio ao prefeito Nunes. Vai deixar a entrega mais próxima da eleição municipal pra servir de palanque.

  2. Quanta bobagem, tudo no Brasil, tem propósito eleitoreiro, agora inaugurar completo isto é ridiculo, este poste eleitoral , reabriu muitos aeroportos quase sem uso e os tornou produtivos para o governo atual principalmente do Nordeste farem que as obras são deles .Isto é ridiculo.

  3. Estacao VAGINHA, ka..ka..ka..ka.. varias vezes o individuo disse estacao VAGINHA ….. quase ele disse estcao vagina ….

Comments are closed.

Previous Post

Tour de Tarcísio pela Europa pode ter pequena influência no Trem Intercidades até Campinas

Next Post

Metra-Next diz que BRT ABC pode transportar tanto quanto a Linha 6-Laranja de metrô

Related Posts