Estação Vila Sônia vê demanda aumentar em 2022 com operação do terminal de ônibus

Inaugurada há cerca de um ano, estação da Linha 4-Amarela já atende quase 40 mil usuários diariamente. Terminal de ônibus influencia positivamente no aumento da demanda
Estação Vila Sonia (Jean Carlos)

A estação Vila Sônia é o atual terminal da Linha 4-Amarela de metrô. Inaugurada há um ano, a estação atualmente é uma das mais importantes do ramal que corta áreas nobres da cidade de São Paulo e permite diversas integrações sobre trilhos.

O site visitou a estação durante a segunda quinzena de dezembro para verificar a movimentação de passageiros, a operação e também as perspectivas futuras.

Operação

A operação da estação Vila Sônia se aprimorou ao longo do ano de 2022. No mês de maio a estação iniciou o funcionamento em tempo integral, bem como a operação dos ônibus que fazem o percurso até o município de Taboão da Serra.

Passageiros desembarcando na estação Vila Sonia (Jean Carlos)

Além de ampla, a estação é totalmente acessível. A movimentação de passageiros é intensa nos horários de pico com o intervalo entre trens bastante reduzido graças ao CBTC.

A estação conta com uma grande quantidade de linhas de bloqueios que permitem o acesso dos passageiros oriundos principalmente do terminal de ônibus existente. A presença do terminal é fundamental para a captação de passageiros.

Estação conta com grande quantidade de linhas de bloqueios (Jean Carlos)

Demanda

Segundo dados disponibilizados pela ViaQuatro, a demanda da estação Vila Sônia quando do início da operação integral, em maio, foi de 16,3 mil passageiros diários.

Os últimos dados registrados apontam alta considerável na utilização da estação. No mês de outubro/22 a demanda registrada foi de 39,6 mil passageiros. 

Sistema CBTC auxilia no aumento da oferta de trens (Jean Carlos)

Cabe ressaltar a demanda de estações como São Paulo-Morumbi e Butantã caíram, indicando que parte dos passageiros provenientes de linhas de ônibus agora utilizam a nova estação. 

Perspectivas

Naturalmente, a estação Vila Sônia trará ao bairro efeitos positivos associados à dinamização comercial e a uma possível verticalização, atraindo mais pessoas e potenciais passageiros.

A utilização do terminal pelos ônibus da SPTrans e da EMTU também deverão ser consolidados ao longo dos anos. Indiretamente a estação reduz o tempo de viagem geral e melhora a qualidade de vida, o que induz demanda.

Rede de linhas de ônibus atendidas pelo terminal Vila Sonia (Google)

A futura extensão até Taboão da Serra poderá ter impacto em termos metropolitanos, uma vez que uma nova cidade será atendida. Sob uma perspectiva municipal, a estação será um dos principais pontos de transporte de alta capacidade da zona oeste de São Paulo.

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7 comments
  1. Moro em Embu das Artes, e uso essa estação para voltar da faculdade na Lapa . É muito ampla, mas acho poderia ter mais uma escada rolante da plataforma dos trens ao nível acima. Somente isso para acrescentar.

  2. Só esqueceu de citar que no contrato de PPP há uma cláusula que impede a concorrência com ônibus da EMTU. Logo todos os os ônibus que vem da região são obrigados a ter ponto final em vila Sônia, Morumbi ou Butantã. Pois se for para pinheiros ou outra região há pagamento de multa. Ano passado o gesp pagou 330 milhões de multas pela concorrência dos ônibus da EMTU. Se houvesse integração gratuita seria realmente bom para o usuário, mas pagar mais além da caríssima passagem dos ônibus intermunicipais é um desastre

    1. Ué, Paulista adora o PSDB e a Direita. Em Salvador, na Bahia, governado pelo PT, a integração entre Metrô e Onibus se tornou gratuita assim que o metrô foi inaugurado, permanecendo assim até hoje.

      Aqui, querem cobrar tudo. A turma não vai usar os onibus da EMTU….

      1. Embora concorde com a primeira parte existe uma diferença crucial aí, os ônibus da capital tem uma integração com metade do valor pelo menos, mas emtu presta serviço intermunicipal, logo não tem integração automática, só poderíamos ter essa integração em tods rmsp se a stm finalmente ampliasse o bilhete único pra toda a região metropolitana

  3. Olá Sr. Jean e amigos participantes
    Eu moro aqui bem próximo a esta estação, desde o início critiquei o fato de ter sido feita em um local que só oferece acesso viário pela av. Prof. Francisco Morato, em outros comentários eu apresentei uma ideia de se construir um terminal na ponta da passarela na Eliseu de Almeida para os ônibus que vem do eixo da Raposo Tavares. De lá ate onde eu citei são no máximo 500 metros. Se isso não for feito logo o pessoal de lá vai ser obrigado pelo transito a descer no ponto do viaduto e vir a pé. Bem quero agradecer ao pessoal do Metrô CPTM, por mais um ano juntos e desejar a todos um excelente 2023, chegou a hora de olhar para frente com mais alegria. Feliz Ano Novo a todos .
    Gilberto JV-TS

  4. Gente, um ônibus só de Taboão da Serra pra Pinheiros é sacanagem e ainda é caro e nos horários de pico, extremamente cheio; tudo bem que passa 3 a 4 ônibus da mesma linha, mas ainda não é suficiente. E é lógico que se têm quase 40 mil usuários, a gente não tem muita escolha, poxa, a maioria dos ônibus tem como ponto final Metrô Vila Sônia e fora que integração é fachada, porque pagamos pelo ônibus e ainda pelo metrô, onde integração nisso? Eu volto do trabalho com 2 ônibus pois o Expresso para Taboão é gratuito até o momento e de lá pego o circular, pago mais barato e ainda vou sentada pelo menos, pq é muito cheia as filas nos horários de picos. Olha, tá difícil rs, espero que melhorem esses pontos.

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