Enquanto no Brasil a implantação das portas da plataforma no Metrô de São Paulo ocorre de maneira bastante gradual, no Japão as estações mais modernas estão recebendo equipamentos de ponta que podem se ajustar conforme a disposição das portas dos trens.
A JR West, empresa ferroviária que administra o sistema na região oeste do Japão, adotará o novo modelo em suas estações. As novas portas poderão identificar o tipo de trem e o número de carros das composições.

Uma das principais características do novo sistema é o fato de todos os componentes da fachada poderem deslizar. Com a ausência de elementos fixos na fachada a versatilidade das portas aumenta drasticamente.
Este tipo de portas são um pouco diferentes do modelo implantado no Metrô de São Paulo. As PSDs japonesas cobrem completamente a área da plataforma, do chão até o teto, criando um isolamento completo das vias.

Com implantação prevista para o ano de 2023 em uma estação no centro de Osaka, o novo modelo de portas atenderá a diversos modelos de trens.
